sexta-feira, 1 de março de 2013

Alterações significativas no MERCADO ATACADISTA de telecomunicações

Vamos acompanhar a evolução desta importante atuação da Anatel


Com a aprovação do Plano Geral de Metas de Competição, em 8 de novembro de 2012, está com a  Anatel a responsabilidade de coordenar a criação de um GRUPO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ENTIDADE SUPERVISORA DE OFERTAS DE ATACADO E DAS BASES DE DADOS DE ATACADO – “GIESB”. A agencia iniciou o processo publicando inicialmente  o chamamento de representantes da sociedade civil para participarem da formação desse grupo, os quais poderiam indicar um TITULAR e um SUPLENTE; com as respectivas indicações, em 19 de dezembro de 2012, o GIESB foi criado com a participação de diversas empresas e associações que representam os grupos de interesse nesse mercado de atacado dos produtos de telecomunicações.

Quem está acompanhando a evolução dos temas, nota que o GIESB, desde sua criação vem trabalhando arduamente, e atingindo as metas planejadas. Nas reuniões coordenadas pela Anatel, uma das atividades foi a escolha da empresa que ficará responsável pela ENTIDADE SUPERVISORA DE OFERTAS DE ATACADO – ESOA.

Para essa Entidade Supervisora foi escolhida a instituição ABR Telecom, que já atua no mercado brasileiro, com larga experiência no tratamento de sistemas que apoiam os serviços das tradicionais operadoras do serviço fixo e móvel no Brasil, dentre eles o conhecido sistema de PORTABILIDADE NUMÉRICA.

A ABR Telecom, coordenou a elaboração e emitiu uma requisição de proposta (RFP) para empresas especializadas e interessadas em participar do processo, o qual visa o desenvolvimento dos sistemas que administrarão um complexo banco de dados (BDA) e procedimentos de negociação (SNOA), onde de um lado,  constarão os produtos oferecidos pelas diversas empresas brasileiras que operam no mercado de atacado, e de outro, o acesso aos interessados em adquirir os produtos constantes neste sistema SNOA.

Essas propostas deverão ser entregues pelas empresas participantes do concurso, hoje, dia 1.° de março de 2013, cumprindo o cronograma previsto na RFP. Após a análise das propostas, será conhecida a empresa que melhor atendeu aos requisitos, e após sua contratação, passará a desenvolver seus trabalhos, tendo como prazo de término e ativação até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário