segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do SENADO FEDERAL aprova a ampliação de serviços tributados pelo ISS.


Justificando que os municípios devem erradicar a guerra fiscal, foi aprovado em 12 de novembro de 2013, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o projeto de lei complementar (PLC) que amplia os serviços a serem tributados pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS. Agora a matéria será encaminhada para o plenário, para tentar ser votada em caráter de urgência.

O PLC determina que os municípios devam revogar todo e qualquer incentivo concedido com base no ISS.

Mas o projeto cria exceções à regra, permitindo a isenção para empresas de saneamento básico, material de construção, transporte coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário.

O PLC, se aprovado acrescenta 11 subitens à atual lista de serviços tributáveis. Dentre eles, figuram o armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos ou imagens em páginas eletrônicas.

Os estudos adiantam que não haverá impacto na arrecadação dos municípios, favorecendo em alguns casos as capitais, como no caso de São Paulo, que se prevê um acréscimo na arrecadação de aproximadamente R$320 milhões. Por outro lado, segundo o relator do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), não deve haver perda para os Estados, pois os serviços que figuram na nova lista não estavam sendo tributados.

Desta forma, é bom ficarmos alertas, pois dependendo da agilidade do Senado, em breve deveremos ter mais alguns produtos sendo tributados pelos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário