terça-feira, 13 de junho de 2017

Pai da World Wide Web alerta para mundo governado por algoritmos

Pai da World Wide Web alerta para mundo governado por algoritmos

Por Roberta Prescott ... 10/05/2017 ... Convergência Digital
O inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, voltou a alertar para o avanço dos algoritmos sobre atividades que exigem tomadas de decisão. Ao falar para um auditório lotado durante o Dell EMC World 2017, realizado em Las Vegas (EUA) nesta semana, Sir Berners-Lee lembrou que não há método matemático para o justo. 
“Com as máquinas ficando mais inteligentes elas avançam para outras áreas. Editores de jornais, advogados, médicos. A inteligência artificial está indo para trabalhos que tomam decisões. Há algoritmos para decidir quem poderá sair da prisão pela probabilidade de reincidência. Mas são justos? Acontece que não há uma definição simples para justo. Um algoritmo que pareça justo por determinado método não o será por outro método. É complicado”, afirmou.
Ele vem abordando o tema ao destacar que a inteligência artificial não trata mais do uso de robôs para a realização de atividades manuais e que os humanos não devem deixar para se dar conta tarde demais de que não estão mais no controle. “Quando a IA começa a decidir quem ganha a hipoteca, é um passo muito grande”, disse.  Assistam trechos da apresentação de Tim Berners-Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário