sábado, 27 de setembro de 2014

Web chega à marca de 1 bilhão de sites

O que começou há 25 anos nos subúrbios de Genebra alcançou este mês uma marca reveladora de sua popularidade: a teia mundial, ou World Wide Web, ou www já reúne 1 bilhão de sites. “Nas contas do internetlivestats.com, recentemente passamos de um bilhão de websites...”, tuitou o ‘pai da criança’, Tim Berners-Lee, na terça, 16/9.
 
Berners-Lee trabalhava no então Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, em francês) e lá apresentou em 1989 a primeira proposta de um sistema de distribuição de informações baseado no uso de hipertexto, inicialmente batizado ‘Mesh’. O primeiro site (info.cern.ch) ele criou em agosto de 1991.
 
O conteúdo original pode ser acessado em info.cern.ch. A teia começou por descrever-se como uma ampla área hipermídia de recuperação de informações com objetivo de dar acesso universal a um grande universo de documentos. Os sinais são de que teve sucesso.
 
Segundo o internetlivestats.com, “recentemente excedemos 1 bilhão de websites, uma marca que, de acordo com nossas estimativas, foi alcançada em setembro de 2014. Dadas as flutuações mensais na conta de websites inativos, a marca de 1 bilhão precisa ser confirmada nos meses adiante”.
 
Há sites que são removidos. E há uma imensa parcela deles inativos, algo da ordem de 75%, três em cada quatro. Uma projeção apurada é feita a partir da comparação de páginas de cada hotsname no mesmo endereço IP, contando-se apenas os sites com conteúdo único.
 
Fonte: Convergência Digital de 19 de setembro de 2014, por Luis Osvaldo Grossmann
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário