O mercado de TV por assinatura voltou a apresentar uma nova queda de base no mês de dezembro de 2016, segundo os últimos dados divulgados pela Anatel. Foram 70,8 mil assinantes a menos no mês de dezembro em relação a novembro, encerrando o ano com uma base de 18,802 milhões de assinantes. Em 2016, o mercado de TV paga perdeu 311 mil assinantes.
A empresa que teve a maior queda em dezembro, e que com isso acabou puxando o mercado para baixo de maneira mais acentuada, foi a Claro TV. A operadora de DTH, que vinha desde junho mantendo um certo crescimento, andou tudo para trás e em dezembro reportou à agência 51 mil assinantes a menos, fechando o ano com 2,55 milhões de clientes. A Net Serviços, operadora de cabo do mesmo grupo, cresceu 8,7 mil assinantes em dezembro. Com isso, o grupo América Móvil fechou o ano com 9,946 milhões de assinantes (somando a base da Blue Interactive). No ano, o grupo mexicano perdeu cerca de 50 mil assinantes em TV paga.
A Sky fechou dezembro com um pequeno ganho de base em relação a novembro: 1,7 mil clientes novos, totalizando 5,25 milhões de clientes. Com isso, no ano, a operadora fechou o ano com cerca de 195 mil assinantes a menos, a maior queda em números absolutos.
A Oi TV, que vinha crescendo mês a mês, manteve o rito. A empresa adicionou 18 mil assinantes em dezembro, totalizando 1,304 milhão de clientes. No ano, a Oi TV cresceu, em números absolutos, 135 mil assinantes.
A Vivo TV perdeu 74,6 mil clientes no ano, e fechou dezembro com 1,713 milhão de assinantes. Em dezembro, a perda foi de 16 mil clientes. As pequenas operadoras perderam no ano 74,4 mil clientes, totalizando em 2016 588 mil assinantes (incluindo os números da Algar).
Fonte: Teletime News de 23 de janeiro de 2017, por Samuel Possebon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário