sábado, 2 de maio de 2015

Lei das Antenas é sancionada

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.116, com publicação no Diário Oficial no dia 22 de abril de 2015. A lei vem com a intenção de colocar fim a uma discussão que perdura por muitos anos, gerando dificuldades burocráticas e impedindo a instalação de antenas em localidades brasileiras.

Atualmente existem municípios que legislaram sobre o tema, criando regras próprias e muitas vezes, até mesmo impedindo a instalação de novas antenas.

A expansão dos serviços dependem da instalação de novos equipamentos e antenas o que precisa de autorização dos municípios, e a burocracia gerava tamanha morosidade que muitas vezes a simples instalação de uma antena podia passar anos sem que as operadoras tivessem condições de ativar os serviços, prejudicando toda a população usuária.

Pela nova Lei, sancionada pela presidente, fica determinado que os municípios terão 60 dias para analisar os pedidos, com possibilidade de pedir reapresentação de projeto, uma única vez. E caso não se manifestem as operadoras poderão efetuar a implantação dos equipamentos.

Também foi aprovado que não será mais necessário um novo licenciamento em casos de substituição de equipamentos já licenciados.

Também ficou dispensado licenciamento de para a instalação de antenas de pequeno porte em áreas urbanas.

Agora será necessária a devida regulamentação pela Anatel, além das mudanças nas posturas municipais, de forma a tudo ficar alinhado com a nova lei, o que não será nada fácil.

Francisco Carlos de Araujo - KIALO
a partir de matérias publicadas na imprensa especializada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário