Com o objetivo de fomentar a evolução teórica e prática das cidades inteligentes no Brasil, a Tacira, empresa nacional especializada em smart cities, e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) se uniram em um programa de cooperação e intercâmbio cientifico e tecnológico que abrange atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação, serviços e formação.
Um dos pilares da parceria será a criação de um Living Lab no campus do Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais), que viabilizará a construção de um ecossistema de fornecedores e tecnologias para smart cities. Neste novo ambiente será possível implantar, testar e operacionalizar diferentes tecnologias e soluções, garantir sua interoperabilidade e aferir os resultados esperados.
A aliança, formalizada durante o Smart City Expo World Congress em Barcelona, na Espanha, propiciará também a criação de um centro de formação e treinamento focado no desenvolvimento, operação e implantação de cidades inteligentes, para garantir qualidade de vida ao cidadão. Inicialmente, o instituto formatará cursos de extensão abordando temas ligados a smart cities e, em uma nova etapa, cursos de especialização lato sensu devem ser oferecidos.
Fonte: Teletime News de 11 de janeiro de 2016, pela redação Converge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário