terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Lei de Antenas é considerada inconstitucional em Porto Alegre - RS

Considerada restritiva pelas empresas de telefonia, a lei municipal de Porto Alegre que dispõe sobre a instalação de antenas na cidade foi considerada inconstitucional por desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A decisão é de segunda-feira, dia 27 de novembro, mas foi divulgada apenas nesta quarta-feira, dia 29. A prefeitura da Capital, no entanto, ainda pode recorrer.

A ação foi movida pela Brasil Telecom Celular, mas o TJRS confirmou que a decisão vele para todas as operadoras. A alegação da empresa é que o município não tem competência para legislar sobre o tema, o que caberia apenas à União. O relator do processo, desembargador Arno Werlang, votou pela constitucionalidade da lei e teve o voto acompanhado por mais seis magistrados.

Outros 15 membros do Órgão Especial de TJRS, no entanto, entenderam que compete apenas à esfera federal formular leis sobre questões relacionadas aos serviços de telecomunicações. A análise da maioria dos magistrados foi de que a legislação de Porto Alegre não se restringe a aspectos urbanísticos e invade a competência da União.

Apesar da decisão favorável no TJRS, a empresa afirma que não vai alterar a política de instalação de antenas antes de o processo transitar em julgado. A Lei 8.896, de 26 de abril de 2002, regula a instalação e o licenciamento de antenas para emissão de sinais das chamadas Estações de Rádio Base (ERBs) e é apontada pelas companhias como uma das causas de qualidade ruim da telefonia celular em Porto Alegre.

Para as operadoras, o ideal seria um maior número de antenas com menor potência, o que possibilitaria uma melhor cobertura, evitando áreas de sombra. Segundo ainda as empresas, a lei atual dificulta uma implantação mais veloz da tecnologia de quarta geração (4G) na cidade.

Fonte: Jornal Zero Hora de 28/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário