terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

WhatsAap lançará serviço de voz no segundo semestre

O WhatsApp não ficará mais limitado a mensagens. Uma nova versão que permitirá ligações de voz está em desenvolvimento e deve ser lançada no segundo trimestre, disse Jan Koum, um dos fundadores do WhatsApp, em palestra no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira, 24. O executivo prometeu que a nova funcionalidade será simples e fácil de usar, tal como o serviço de mensagens, e haverá um cuidado especial na compressão de voz, para que funcione bem em qualquer rede. A novidade chegará primeiro para Android e iOS e depois para Windows Phone, BlackBerry e outras plataformas.
Koum contou que sua inspiração veio da infância na União Soviética, onde nasceu e cresceu. "Cresci em uma regime comunista. Tínhamos uma linha telefônica em casa, mas meus amigos não tinham. Lembro de baterem na minha porta pedindo para usar o telefone para ligarem a parentes em outras cidades. Era um compartilhamento de recursos", relatou para a audiência em Barcelona. "O futuro são os dados, os bits e bytes, não minutos. Mal posso esperar para pegar o avião e voltar para continuar o trabalho de desenvolvimento dessa nova funcionalidade", completou o executivo.
O WhatsApp tem agora 465 milhões de usuários ativos por mês e 330 milhões por dia. Essa base foi obtida sem investir um centavo em publicidade. "Gastamos zero com marketing, nunca fizemos publicidade. Nunca gastamos para conquistar um cliente. Todos entraram porque foram convencidos pelos amigos. Obrigado a todos vocês", disse Koum.
M-payment
Ao contrário de concorrentes como o KakaoTalk, que lançou recentemente a funcionalidade de transferências financeiras entre seus usuários, isso não está nos planos do WhatsApp neste momento. Koum descarta também a inclusão de jogos ou de publicidade. "Somos um app utilitário e minimalístico. Essa estratégia está funcionando, levando em conta nossa quantidade de usuários", disse.
Facebook
Sobre a venda para o Facebook, Koum reafirmou o que já fora dito: o plano é que o WhatsApp mantenha uma estrutura independente e que não mude seu estilo simples e prático. A quantidade de funcionários, hoje em 55, deve crescer. "Tomara que não cresça muito (a equipe). Queremos seguir operando como uma start-up. Continuaremos focados em engenharia e atendimento ao cliente", disse o fundador do WhatsApp.
Análise
Com esse lançamento, o Facebook complementará sua oferta de comunicação OTT e será um novo competidor não apenas das teles, mas também de outros serviços de comunicação VoiP, como Skype, da Microsoft, e o Viber.
 
Fonte: Mobile Time de 24/02/2014 - Por Fernando Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário