A igreja Assembléia de Deus conta com quase 20 milhões de religiosos, distribuídos por aproximadamente 40 mil templos, onde se percebe com facilidade um significativo nicho de mercado, que qualquer empreendedor não pode desprezar tal importância no mercado, enfim, representa algo próximo a 10% da população brasileira.
Com estes números, o empresário Ricardo Knoepfelmarcher, se propôs e está estruturando uma operadora móvel virtual (conhecida pela sigla MVNO) destinada e voltada aos interesses desse público.
A operadora já tem nome e atenderá por "Alô AD", e dentro de uns oito meses esse grupo de evangélicos poderá ter mais uma alternativa na hora de buscar sua operadora do serviço móvel. Os valores inicialmente previstos para a aquisição dos chips giram em torno de R$ 8,00 a R$ 10,00, o que não fica muito diferente dos valores atualmente praticados pelas tradicionais e conhecidas operadoras.
No Brasil, apesar de pouco conhecido, já temos uma MVNO em operação, associada a seguradora Porto Seguro, que vem divulgando seu produto através da mídia tradicional, mas, mais recentemente fazendo um corpo a corpo através de Mkt ativo a partir de seu (mailing) cadastro de segurados.
Somado a Ricardo Knoepfelmarcher, existe um grupo de investidores mas também encontra-se a frente deste novo projeto, Raul Aguirre, profissional de grande experiência no mercado, onde já atuaram a frente de grandes projetos de sucesso, dentre outros: Oi Móvel, Brasil Telecom, Pegasus, etc. E essa grande afinidade vem desde os tempos em que trabalhavam juntos como consultores da McKinsey&Company.
O projeto está prevendo que em seu primeiro ano, já terá um grupo acima de 1 milhão de usuários, o que significa tratar-se da maior MVNO do mundo, pois as existentes nos outros continentes operam com uma média de 300 mil usuários.
Partindo da oferta dos serviços tradicionais, já conhecidos do grande público de telefonia móvel, terão serviços agregados, tais como, contato direto com o pastor da região, acesso ao salmo do dia, informações sobre o templo mais próximo, informações dirigidas sobre publicações da Assembléia de Deus (AD), além de outros voltados e dirigidos para as diversas faixas etárias.
A solicitação de funcionamento já está em análise na Anatel e deverá acontecer nas próximas semanas.
Francisco Carlos de Araujo
Kialo Consultoria - 24 de janeiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário