A telefonia fixa perdeu 94,5 mil acessos em março, diminuindo em 0,23% a base e totalizando 40,459 milhões de linhas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 27, pela Anatel. Em 12 meses, a redução foi de 1,208 milhão de acessos, uma queda de 2,90%.
Do total, 17,138 milhões de linhas eram de autorizadas, que perderam 0,12% da base no comparativo anual, ou 20,5 mil desconexões. Em relação a fevereiro deste ano, contudo, houve aumento de 0,13% nesses acessos. Outras 23,320 milhões eram de linhas de concessionárias, que reduziram a base em 4,85% no ano. Comparado ao mês anterior, a redução foi de 0,50%.
O grupo Claro Brasil (Claro, Embratel e Net) tinha 63,1% do mercado de autorizadas em março, total de 10,818 milhões de acessos. A Telefônica encerrou o mês com 27,87% (4,777 milhões de acessos), enquanto a TIM teve 4,31% (739,4 mil linhas). De acordo com a Anatel, quem teve maior crescimento em 12 meses foi a Algar Telecom (35,08%), TIM (7,22%) e Oi (3,56%). No comparativo com fevereiro, a Algar exibiu crescimento de 1,78%, enquanto a Cabo teve 1,26% e a TIM, 0,35%.
No mercado de concessionárias de STFC, a Oi manteve a liderança com 56,03% do mercado 13,065 milhões de linhas), seguida de Telefônica (40,01%, ou 9,330 milhões de acessos) e Algar Telecom (3,24%, ou 756 mil acessos). Nesse recorte, Claro (4,23%) e Algar (2,30%) exibiram crescimento no comparativo anual. Em relação a março, apenas a Claro (0,22%) mostrou aumento na base.
Fonte: Teletime News de 27 de abril de 2018, por Bruno do Amaral.
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