terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seminário sobre Internet das Coisas - IOT Fórum

O IOT Fórum, realizou em 22 de setembro de 2015, mais um seminário sobre Internet das Coisas - IoT, onde foram tratados diversos temas a respeito das inovações tecnológicas e seus reflexos na sociedade a partir das possibilidades de uso das conexões entre os mais diversos dispositivos com os quais estamos habituados a utilizar de forma individualizada. Ou seja, um automóvel, da forma como é utilizado atualmente é apenas uma forma de nos auxiliar nos deslocamentos, mas após a sua conexão com outros dispositivos, através de uma rede IoT, poderá nos permitir novas experiências, até então não conhecidas. As montadoras já estão em estágio avançado e realizando testes em seus modelos, permitindo que os mesmos consigam conversar entre sí, passando informações ao condutor que facilitem suas tomadas de decisão, por exemplo, frear em casos de emergências; sem falar, no óbvio, que é a condução sem a intervenção humana, principalmente nas necessidades de buscar vagas em estacionamento e estacionar, etc...
Sob a coordenação de Gabriel Marão e Roberto T. Matsubayashi, diversos convidados apresentaram suas visões a respeito, e mostraram os dispositivos mais utilizados atualmente e suas funções na sociedade de hoje, as necessidades de redes de conectividade, bem como a fabricação de chips que serão muito utilizados nessa nova família de equipamentos que permitirão as mais diferentes formas de atuação.
Os consultores Wagner Heibel, da 4Grid e André Santos, da Flex,alertaram sobre as necessidades e preocupações que a sociedade deverá estar preparada nessa nova forma de se relacionar e conviver com tais serviços, pois os recursos são escassos e a tecnologias atualmente disponíveis deverão ser readequadas para suportar tamanha demanda de tráfego de dados, sendo necessário um planejamento muito refinado e com a utilização de equipamentos de última geração que otimizem o consumo de energia.
Quanto ao desenvolvimento de novos componentes, o representante da CEITEC, Marcelo Lubaszewski, mostrou a capacidade de sua empresa na produção de novos chips e módulos de serviços que já consideram as necessidades do segmento na construção de novos dispositivos a serem conectados na rede IoT. Observou que sua empresa já vem trabalhando em parceria com empresas "start up's" na criação de alguns componentes que serão utilizados nesses novos e inovadores serviços.
Também estiveram presentes, mostrando as principais preocupações do governo, Rodrigo Pedrosa do BNDES e Ricardo Gonzaga Martins de Araújo da Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior - MDIC, que em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e comércio exterior e apresentaram as responsabilidades de cada um desses órgãos, lembrando que a sociedade pode e deve buscar recursos junto aos governos, nas 3 esferas,seja de ordem financeira, regulatória e de política social. Sendo ressaltado que, especialmente, nos casos de internet das coisas - IoT, a busca maior é junto aos municípios, onde se faz mais presente as necessidades dos usuários.
Na plateia se encontravam membros da comunidade usuária de internet, fabricantes de equipamentos e empresas de consultoria que ao final debateram com os apresentadores, colocando suas impressões e registrando suas principais necessidades.
Outros fóruns serão realizados pelo IoT Fórum em datas a serem divulgadas no site www.iotbrasil.com.br.




KIALO Consultoria e Engenharia Ltda., por Francisco Carlos de Araujo


Nenhum comentário:

Postar um comentário