58% dos brasileiros estão muito interessados em planos de dados móveis que incluam streaming de vídeo ilimitado, revela a mais nova edição de um relatório global do Ericsson Consumer Lab sobre o consumo de conteúdo audiovisual. O Brasil é um dos mercados onde os consumidores demonstram maior interesse por essa ideia, junto com Índia (72%), Colômbia (60%) e África do Sul (58%). Em comum entre eles: são mercados emergentes com crescente penetração de smartphones, aumento do consumo de conteúdo digital, mas infraestrutura móvel e planos de dados não adequados para essa explosão de demanda por vídeo móvel. Na média mundial, segundo a pesquisa, 40% das pessoas têm muito interesse por planos de dados com streaming de vídeo ilimitado.
Nos EUA, a Ericsson comparou a proporção de consumo de dados em smartphones entre redes Wi-Fi e redes móveis, e entre pessoas com planos imilitados e aquelas com outros planos. Entre os assinantes com planos ilimitados, a participação das redes móveis fica próxima dos 30%, variando para mais ou para menos de acordo com a faixa etária. Já entre aqueles com outros planos, a participação fica próxima a 15%, mas chegando a ser de apenas 4% no grupo de 18 a 24 anos, por causa do poder aquisitivo menor que limita seus gastos com dados.
Análise
A oferta de planos ilimitados de streaming de vídeo precisa valer para quaisquer serviços do gênero, para que as operadoras não sejam acusadas de ferirem a neutralidade de rede e, consequentemente, o Marco Civil da Internet. Foi como fez a T-Mobile nos EUA, por exemplo, com seu plano Binge On. No Brasil, nenhuma operadora experimentou esse modelo ainda.
Fonte: Teletime News de 4 de novembro de 2016, por Fernando Paiva.
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