O processo de venda da Oi Móvel mal foi adiado por pedido de vista nesta sexta, 28, e já vai voltar à pauta no dia 31 de janeiro, segunda. A convocação de uma nova extraordinária foi assinada pelo presidente substituto da Anatel, Emmanoel Campelo, às 13:05, apenas algumas horas depois da conclusão da primeira reunião extraordinária.
Os pedidos de reuniões extraordinárias para discutir processos específicos em geral partem do vistante, mas nesse caso, segundo apurou este noticiário, Emmanoel Campelo se antecipou ao fazer a convocação. Vicente Aquino estava disposto a analisar o caso em um final de semana e devolvê-lo à pauta no começo da semana. E havia a expectativa de que Vicente Aquino ainda trouxesse o caso da V.tal, uma vez que ele mesmo havia anunciado a intenção de analisar as duas questões em conjunto. No entanto, o clima no conselho da Anatel não está dos melhores, e não se sabe ao certo se Aquino apresentará seu voto ou pedirá mais prazo.
Dentro da Anatel, existe a preocupação de que deixar a votação para fevereiro pode criar outros problemas: a Oi teria que esperar até o final do mês para concluir a venda, por conta dos prazos de auditoria de balanço, e isso jogaria o fechamento da operação para março, quando termina o prazo da Recuperação Judicial. Sem falar na pressão de caixa sobre a operadora.
O pedido de Campelo, que pode ser conferido na íntegra clicando aqui, confirma essa preocupação com o prazo. O conselheiro justifica a urgência na deliberação por conta do "possível encerramento, em março do corrente ano, do processo de recuperação judicial do Grupo Oi".
Como última variável, não se sabe se Emmanoel Campelo ainda será o presidente da Anatel na segunda, já que há a expectativa de publicação de uma nova lista de superintendentes substitutos por meio de decreto presidencial ainda nesta sexta, 28. Com isso, na segunda-feira a agência poderia já estar sob a presidência provisória de Wilson Diniz Wellisch, superintendente de fiscalização e o primeiro da lista de substituições para ocupar a vaga aberta do presidente da autarquia.
Fonte: Teletime News de 28 de janeiro de 2022, por Samuel Possebon.