As gigantes da tecnologia Google Inc. e Apple
Inc. estão prestes a estender sua batalha pela supremacia digital a uma nova
frente: o automóvel.
Na feira de eletrônicos de Las Vegas (CES,
sigla em inglês para "Consumer Electronics Show"), que começa em 7 de
janeiro de 2014, o Google e a alemã Audi AG planejam anunciar uma parceria para
desenvolver sistemas de entretenimento e informação para carros que usam o
software do Google, o Android, disseram pessoas a par do assunto.
A Apple quer transformar o iPhone no cérebro
digital dos automóveis
As empresas também devem anunciar
colaborações com outras empresas dos setores automobilísticos e de tecnologia,
inclusive a fabricante de chips Nvidia Corp.com o objetivo de estabelecer o Android como uma
tecnologia importante para veículos no futuro. A meta é permitir que motoristas
e passageiros tenham acesso a música, navegação, aplicativos e serviços
semelhantes aos hoje disponíveis em smartphones que usam o sistema operacional.
Trata-se de uma resposta do Google a uma
iniciativa lançada em junho pela Apple para integrar iPhones e outros aparelhos
que usam o sistema operacional iOS aos painéis de controles dos carros. A Apple
já conta com a adesão da BMW AG, da Mercedes-Benz; da General Motors Co. e da
Honda Motor Co.
A Apple e o Google já competem acirradamente
em uma série de negócios digitais, de smartphones e tablets a aplicativos para
celulares e navegadores da web. Com 80 milhões de carros e caminhonetes novos
sendo vendidos por ano no mundo, o setor representa uma oportunidade
significativa.
"O carro está se tornando o maior de
todos os dispositivos móveis", diz Thilo Koslowski, analista da firma de
pesquisas Gartner Inc. especializado em eletrônicos avançados para carros.
"A Apple e o Google veem isso e tentam conquistar aliados para levar suas
tecnologias para dentro do veículo."
A feira de Las Vegas se tornou nos últimos
anos um importante evento para a demonstração dos avanços em eletrônica
automotiva, inclusive as tecnologias de direção autônoma que o Google ajudou a
lançar.
Além da parceria com a empresa de internet, a
Audi deve apresentar novas tecnologias que permitem que os carros dirijam
sozinhos em algumas situações e por períodos curtos de tempo. Essas tecnologias
serão oferecidas em modelos que devem chegar ao mercado nos próximos quatro ou
cinco anos, segundo pessoas a par do assunto.
Há um ano, a Audi usou a feira de Las Vegas
para apresentar um carro que podia percorrer uma garagem e estacionar em uma
vaga sem um motorista. A Ford Motor Co. também deve exibir um carro autônomo na
CES. E a alemã BMW convidou jornalistas para uma demonstração de tecnologia
relacionada.
Os avanços ocorrem à medida que as montadoras
adicionam mais poder de computação a seus novos modelos. Algumas, como a GM e a
Audi, anunciaram planos de equipar carros com a quarta geração de chips de
celular para acesso à web sem a necessidade de um smartphone. A GM, por
exemplo, pretende equipar quase todos seus modelos de 2015 com a tecnologia
para oferecer uma conexão constante de banda larga sem fio, disse Phil Abram,
diretor de tecnologia da montadora, numa teleconferência recente com analistas.
As montadoras também estão agregando
processadores poderosos com tecnologia que a britânica ARM Holdings licencia a
fabricantes de chips para smartphones. Tais processadores requerem sistemas
operacionais e o Android, do Google, que é gratuito, vem surgindo como opção.
"Começamos a ver um salto no uso de Android em carros, começando pela Ásia
e se espalhando pelo mundo", diz Rajeev Kumar, diretor de desenvolvimento
de negócios da Freescale Semiconductor Inc., grande fornecedora de chips usados
em carros.
No mercado automotivo, as fornecedoras de
tecnologia são forçadas a criar produtos que não requerem que os motoristas
desviem seus olhos da estrada ou tirem suas mãos do volante.
A tecnologia de comando de voz Siri, da
Apple, por exemplo, pode ler em voz alta mensagens de texto e e-mails e permite
que o motorista dite respostas.
A japonesa Honda está começando a lançar
modelos que permitem que o motorista ative o sistema Siri num botão no volante
e fale com ele através do sistema de áudio do carro. Além de ler em voz alta
novos e-mails ou mensagens de texto, com o Siri o motorista também pode checar
a previsão do tempo, mapear o sistema de navegação ou marcar compromissos no
calendário do iPhone — tudo enquanto mantém as mãos no volante.
Com a iniciativa "iOS no carro",
anunciada em junho, a Apple espera transformar o iPhone num tipo de cérebro para operar os eletrônicos do
painel de controle dos carros, utilizando as telas que já vêm neles para
interagir com serviços como mapas e informações sobre o trânsito.
O Google e seus parceiros, por sua vez,
esperam que o Android e aplicativos relacionados rodem em equipamentos já
instalados nos carros, dizem pessoas a par do assunto. A empresa fornece sua
tecnologia de mapas a uma série de montadoras desde 2006, inclusive a Audi,
Toyota Motor Corp. e Tesla Motors Inc.
Reportagem de: Neal E. Boudette e Daisuke Wakabayashi
(Colaborou Don Clark.)
Fonte:(The Wall Street
Journal) Publicado no Jornal Valor Economico de 6 de janeiro de 2014 – pág. B8
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