Relatório divulgado nesta terça-feira, 29, pela Anatel mostra pequena queda no cumprimento dos indicadores de qualidade do serviço de telefonia fixa em 2015. De acordo com os dados, os 16 indicadores exigidos foram atendidos em percentual de 72,6%, contra os 73,3% alcançados em 2014. As metas de atendimento, que obtiveram o percentual mais baixo, de 36,8%, contribuíram para o recuo da eficiência do serviço.
Em 2015, uma empresa autorizada, a GVT, teve o pior resultado, com 55,2% das metas cumpridas, bem inferior ao resultado do ano anterior, de 68,8%. As autorizadas têm um número menor de indicadores, já que não são responsáveis pelos telefones públicos.
Entre as concessionárias, o pior desempenho foi da Vivo, com 61,2% dos indicadores atendidos, mas o resultado foi melhor que o de um ano antes, quando cumpriu apenas 56,2% das metas. A Oi atendeu a 64,3% dos indicadores, ante os 66,5% alcançados em 2014. A Claro/NET/Embratel evoluiu de 80,2% para 86,9% entre 2014 e 2015.
Algar e Sercomtel tiveram a qualidade reduzida. A primeira passou de 86,8% para 82,6% entre 2014 e 2015, e a segunda, recuou de 90,4% para 89,3% no período. A TIM/Intelig, outra autorizada, melhorou seu desempenho de 75,5% para 78,1%.
Fonte: Teletime News de 29 de março de 2016, por Lucia Berbert.
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