quarta-feira, 15 de maio de 2019

Anatel reabre consulta para atualizar requisitos técnicos de ERBs

A Anatel resolveu reabrir nesta segunda-feira, 13, consulta pública para receber contribuições sobre proposta de atualização dos requisitos técnicos e procedimentos de ensaio aplicáveis à avaliação da conformidade de transceptor para estações radiobase (ERB), O foco é incluir critérios para certificação da tecnologia AAS (Active Antenna System).

A medida atende a pedidos da Claro e Telefônica. Em sua manifestação, as prestadoras argumentam que o prazo de 10 dias estabelecidos pela Consulta Pública 11/2019 foi insuficiente para analisar o tema, que é considerado complexo. Além disso, as prestadoras argumentaram que no período em que a Consulta Pública anterior foi aberta, entre 16 e 26 de abril, ocorreram dois feriados, o que impactou no tempo de análise.

O tema ganhou relevância pois, segundo a área técnica da agência, os equipamentos são fundamentais para a evolução da tecnologia LTE e também para a introdução do 5G. Com o novo processo, o prazo para recebimento tem início nesta segunda-feira, 13, até o próximo dia 23.

Segundo informações da Gerência de Certificação e Numeração da agência, ao compactar os elementos do transceptor e da antena, esses equipamentos evitam cabos que poderiam prejudicar a qualidade do sinal das Estações. Além disso, a tecnologia permite melhor desempenho, economia de energia, espaço e redução de perdas em guias de ondas, além de proporcionar instalação com menor complexidade.

Fonte: Teletime News de 13 de maio de 2019, pela Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário