quarta-feira, 15 de maio de 2019

Hughes e Yahsat anunciam joint-venture para o Brasil

As operadoras satelitais Hughes e Yahsat anunciaram nesta segunda-feira, 6, a formação de uma joint-venture para fornecer conectividade de banda larga em banda Ka no Brasil. A iniciativa, que contará com uma participação majoritária da Hughes, deverá combinar a capacidade das empresas em mais de 65 Gbps para endereçar a demanda de soluções para consumidor final, corporativo, governo e backhaul para operadoras móveis.

A finalização do acordo está sujeita a aprovações regulatórias do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Anatel, além de condições de fechamento. A expectativa é que as operadoras consigam concluir a transação até o final deste ano.

A frota combinada contará com os satélites de alto throughput (HTS) Hughes 65 West, Hughes 63 West e Al Yah 3, que juntos cobrem mais de 95% da população brasileira (somente no caso do satélite da Yahsat, são mais de 5 mil municípios). Além dos artefatos, três gateways das duas operadoras estão na joint-venture. A previsão é que as empresas adicionem a futura próxima geração de satélites de ultra-alta densidade (UHDS) do sistema Júpiter 3, desenhada para o satélite EchoStar XXIV e cujo lançamento deverá acontecer em 2021.

Em comunicado, o CEO da Yahsat, Masood M. Sharif, declarou que a formação da joint-venture "vai fortalecer o cenário digital da nação e trazer uma série de benefícios duradouros para as comunidades e empresas pelo Brasil". O presidente da Hughes, Pradman Kaul, adicionou que a JV acontecer porque a Yahsat é um "parceiro lógico" no Brasil. Com isso, afirma que a operadora continuará a "expandir nossos serviços e a endereçar a demanda dos mercados de consumidor, corporativo e operadoras". O executivo diz que a combinação trará sinergias de capacidade, escala e de operacional no País.

Trata-se de uma expansão da parceria que Hughes e a Yahsat já tinham desde setembro de 2018. Na época, contudo, o acordo focava apenas África, Oriente Médio e Ásia Ocidental. Nessa ocasião, as companhias também planejavam o atendimento no modelo de Wi-Fi comunitário – o comunicado à imprensa não menciona explicitamente o serviço, mas dá a entender que ele também está previsto no Brasil. "Nossa parceria com a Hughes apoia a missão da Yahsat de permitir o desenvolvimento social e econômico ao empoderar comunidades em regiões remotas com conectividade de banda larga de alta performance. Agora estamos ansiosos para combinar nossos esforços para desbloquear o potencial massivo de maior e mais empolgante economia na América Latina", completa Mahmood, da Yahsat.

Vale lembrar que na semana passada, a Hughes anunciou parceria com o Facebook (que também estabeleceu acordo com a Hispamar) para utilização da plataforma de gestão Express Wi-Fi no serviço de Wi-Fi Comunitário no Brasil.

Fonte: Teletime News de 6 de maio de 2019, por Bruno do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário