A Vrio Corp., subsidiária da AT&T e controladora da Sky no Brasil, lança no país nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, a DirecTV GO, já em operação imediata. Com o slogan "O melhor da TV e streaming juntos", trata-se do serviço OTT do grupo, com distribuição de canais lineares e on-demand pela Internet banda larga em qualquer dispositivo conectado.
A DirecTV GO não está sendo associada à Sky, apesar de ser uma oferta do mesmo grupo, e a identidade de marca é completamente separada. O produto oferece em seu pacote básico mais de 70 canais iniciais por R$ 59,90, incluindo programação ao vivo da TV Globo, Record TV, SBT, Band e Rede TV! além dos principais canais pagos de todas as grandes programadoras. Entre os canais com programação de esportes e campeonatos ao vivo estão, por exemplo, SporTV, FOX Sports, ESPN BR, SporTV 2, SporTV 3, ESPN, FOX Sports 2, BandSports e ESPN 2. Há também canais de filmes e séries (Megapix, TNT, Space, Cinemax, Studio Universal, Paramount Channel, AXN, Universal Channel e Warner Channel); canais infantis (Cartoon Network, Discovery Kids, Gloob, Nickelodeon, Nick Jr., Boomerang, Disney Channel, Nat Geo Kids); canais de notícias (GloboNews, CNN Brasil e BandNews), música; ciência; documentários e entretenimento (como Viva, Multishow e GNT). A oferta da HBO é gratuita por cinco anos para o lançamento.
Além disso, é possível adquirir pacotes extras como Premiere, Telecine, Fox Premium, HBO (grátis num primeiro momento) entre outros. Não estão disponíveis, pelo menos nesse lançamento inicial, canais nacionais independentes nem os canais públicos exigidos das operadoras de TV por assinatura que operam sob a Lei do SeAC, como é o caso da Sky. A oferta de serviços por assinatura pela Internet, incluindo canais lineares, foi autorizada pela Anatel e pela Ancine em recentes decisões regulatórias, que entenderam que este tipo de oferta não precisaria seguir a Lei 12.485/2011, que regula o serviço de TV por assinatura tradicional.
A contratação do novo serviço DirecTV GO será totalmente digital, sem contrato físico ou serviço de instalação técnica – para contratar, é necessário apenas acessar o site, aceitar os termos e condições e ter um cartão de crédito válido no Brasil para efetuar a assinatura.
"Nosso objetivo desde o início era ser um produto único, dentro de uma nova categoria. O lançamento só acontece agora por conta do tempo de construção do produto – queríamos uma oferta robusta, bastante completa para o consumidor", explica Estanislau Bassols, Presidente da Streamco Brasil e da SKY Brasil, em entrevista exclusiva. Note-se que Bassols responde por uma empresa criada especialmente para explorar o serviço.
"Existem diversas lojas de departamento nessa 'cidade' chamada entretenimento, mas o primeiro shopping de diversão é o DirecTV GO", ilustra o executivo, em referência ao crescente mercado de streaming. "A plataforma DirecTV GO reúne os canais abertos, fechados, esporte, filmes e séries, inclusive as mais recentes, com conteúdo ao vivo e on demand. É algo diferente mesmo – hoje, não existe competidor no mercado com essas mesmas funções. A riqueza de opções é o nosso diferencial", completa. A DirecTV GO é o único serviço deste gênero na América Latina, estando disponível atualmente no Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.
"O timing para lançar foi escolhido apenas quando tivemos certeza de que tínhamos o conteúdo que geraria valor e traria um diferencial para a plataforma. Essa oferta de conteúdo – com esporte, séries e filmes – é o que acreditamos ser mais atraente para o consumidor brasileiro. E permitir que ele concentre seu consumo em um único lugar é algo que vem para simplificar sua vida, é outro dos nossos diferenciais. É a opção ideal para esse cliente urbano, que tem um bom serviço de banda larga e quer ter uma solução única para todos os conteúdos que quer assistir. É uma combinação nova, uma categoria única. Tem muito conteúdo ao vivo, que é do gosto do brasileiro, e filmes e séries bem recentes no VoD, o que também interessa bastante o público. Além disso, é um serviço fácil de comprar e instalar. E fácil de sair também, se ele quiser", comenta Bassols.
Conteúdo ao vivo e on demand
Além dos canais lineares, o catálogo da DirecTV Go inclui diversas produções e séries, como "Yellowstone" e "The Handmaid's Tale", da Paramount. O público também encontrará títulos de sucesso da HBO, como "Game of Thrones", "Watchmen" e "Big Little Lies", além de grandes séries da FOX, como "This Is Us", "The Walking Dead" e "Homeland". Os assinantes também terão acesso a milhares de filmes, como "De Pernas pro ar 3" e "John Wick – De volta ao jogo", do Megapix; "1917", "Nasce uma estrela" e "Rocketman", do Telecine; e ainda "Coringa" e os oito filmes da saga "Harry Potter", da HBO.
Entre as ofertas de esportes, a plataforma de streaming terá uma ampla gama de opções como o Campeonato Brasileiro, NBA e UEFA Champions League. Nos canais SporTV, será possível assistir ao Brasileirão, UFC e Superliga de Vôlei. Nos canais FOX Sports e ESPN, o público terá acesso a La Liga, Premier League e NFL, assim como as mais importantes competições locais e internacionais. Na CONMEBOL TV, produto exclusivo da Confederação Sul-Americana no Brasil com produção e programação da NEWCO (empresa do Grupo Bandeirantes), os usuários terão acesso aos jogos da CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-americana e CONMEBOL Recopa para as próximas três temporadas.
Valores e acessos
O serviço está disponível a partir de R$59,90 mensais, com um período de teste gratuito de sete dias. Durante o primeiro mês do lançamento, a DirecTV GO oferece aos consumidores a oportunidade única de garantir o acesso aos canais HBO pelo período de cinco anos, enquanto mantiveram o serviço ativo. O público poderá também adicionar conteúdo extra de acordo com as suas preferências, personalizando o seu serviço. Entre as opções customizáveis, estão HBO, FOX Premium, Telecine, ESPN Extra, Combate, Premiere e CONMEBOL TV – a assinatura dos canais acrescenta custos à assinatura inicial. "O consumidor pode escolher novos conteúdos para deixar o serviço com a cara dele. Ainda assim, o pacote básico já tem uma boa diversidade", ressalta Bassols.
O produto permite dois acessos simultâneos de até cinco diferentes aparelhos conectados à internet, de acordo com a rotina de cada usuário. Entre esses aparelhos, estão Google Chromecast, Amazon Fire TV, Apple TV, Android TV, Roku e Elsys Smarty. A plataforma também estará disponível em Smart TVs das marcas Samsung, Sony e Sharp e nos navegadores da web Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox. Também é possível o acesso com smartphones – iOS e Android – e tablets.
Uso de dados e publicidade
O executivo afirma que o uso de dados para recomendações personalizadas ao consumidor com certeza está nas dinâmicas de trabalho da plataforma. "Aprendemos que nesse mar de conteúdos de entretenimento ao qual temos acesso hoje em dia um dos papéis mais importantes dos serviços é conseguir selecionar o conteúdo que é melhor para cada pessoa", disse, citando que pode haver dentro do ambiente da plataforma recomendações do que assistir, como títulos de filmes e séries, além de canais para acompanhar, no caso daqueles que ainda não fazem parte do pacote do consumidor. Sobre publicidade, Bassols garante que os únicos anúncios envolvidos são os que já fazem parte do ao vivo dos canais e os que estão dentro do ambiente do streaming dos mesmos.
A DirecTV GO já pode ser assinada por meio do site ou do App, que pode ser baixado por aparelhos com sistema iOS ou Android. O serviço começa a funcionar em 1º de dezembro e os sete primeiros dias são gratuitos.
Fonte: Teletime News de 1º de dezembro de 2020, por Mariana Toledo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário