Em parceria com a empresa M2M Telemetria, a TIM passou a oferecer soluções de gestão remota para iluminação pública a partir de sua rede NB-IoT – voltada para módulos de Internet das Coisas.
Segundo a operadora, o serviço deve agregar funcionalidades como a leitura em tempo real do consumo de energia e a capacidade de dimerização (para aumentar ou diminuir a intensidade de iluminação) em projetos que utilizam tecnologia LED.
Para tal, um controlador independente composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM será instalado nas luminárias. O sistema também deve ser capaz de identificar comportamentos e predizer defeitos, segundo a dupla de parceiras.
Em comunicado, a utilização de tecnologia de padrão aberto e interoperável foi destacada como forma de eliminar riscos para cidades ou concessionárias contratantes. Hoje, a rede NB-IoT da TIM está disponível em 3.460 municípios.
A M2M Telemetria já era uma das empresas aliadas à TIM no ecossistema de Internet das Coisas, sendo uma das parceiras compõe o marketplace de soluções na vertical criado pela operadora.
Fonte: Teletime News de 15 de janeiro de 2021, por Henrique Julião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário