As reclamações de usuários de telecomunicações registraram mais um mês de queda e recuaram 18% em agosto, segundo dados da Anatel compilados pela Conexis. No período foram registradas 147.881 queixas, ou 32.370 a menos que em agosto do ano passado.
Os dados apontaram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 21,3% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura (que passaram de 12.202 em agosto de 2021 para 9.601 em agosto de 2022).
Já as reclamações dos usuários de telefonia móvel caíram 15,6% e as dos usuários de telefonia móvel, 13,2%. Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas à cobrança: 25%. Em seguida vieram as queixas sobre cancelamento de serviços, com redução de 24%.
Empresas
"As reclamações estão em queda de forma consistente há um ano e meio. Conseguimos manter as reduções mesmo diante do aumento do número de acessos e da ampliação da nossa base de clientes, com cada vez mais pessoas usando os serviços de telecomunicações", afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, em comunicado.
Também foram apontadas medidas de autorregulação do setor, como a simplificação do processo de cobrança e a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento. Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Fonte: Teletime News de 29 de setembro de 2022, pela Redação da Teletime
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