Levantamento do Observatório Febrabran mostra que boa parte da população idosa no Sudeste deverá passar o 1º de outubro, dia nacional do idoso e dia internacional da terceira idade, na Internet.
Segundo o estudo A Inclusão Digital dos Idosos, existe a percepção de que mais velhos estão cada vez mais ativos no mundo virtual: 92% dos 3 mil entrevistados (a partir de 18 anos até mais de 60 anos) da pesquisa acham que o público com 60 anos ou mais usou mais internet, redes sociais e aplicativos nos últimos dois anos.
O celular é, disparado, a ferramenta mais usada pelo idoso no acesso à internet. De acordo com a pesquisa: 90% indicam esse dispositivo, muito à frente do segundo colocado, o notebook, que fica com 5%.
Por outro lado, a maioria dos entrevistados, 68%, estima que os mais velhos têm dificuldade de usar as ferramentas digitais. Roseane Xavier, gerente de pesquisas e coordenadora da pesquisa que compilou esses números, explica que medos com possíveis fraudes e golpes, assim como a falta de familiaridade com os instrumentos tecnológicos, são os principais motivos que afastam a idosos deste ambiente cada vez mais popular e requisitado em todo o mundo.
Para 65% das pessoas consultadas, o idoso possui muito ou algum interesse nas novas ferramentas tecnológicas, novas formas de comunicação e novos aplicativos na internet.
As atividades mais lembradas no acesso à internet pelos idosos são o acesso às redes digitais, com 85%; em segundo, vêm as pesquisas de preços, com 80% e as videochamadas fica em terceiro, com 77%.
Fonte: Teletime News de 28 de setembro de 2022, por Marcos Urupá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário