O Google começou nesta quarta-feira, 21, a disponibilizar o aplicativo de mensagens Allo para Android e iOS, com previsão de lançamento mundial "nos próximos dias" – no Brasil ele ainda não pode ser baixado. Anunciado em maio, o app visa rivalizar não apenas com o WhatsApp e Snapchat, mas também com a recente reformulação do iMessage no iOS 10. Para tanto, traz recursos inteligentes como sugestões de resposta baseadas no comportamento do usuário, stickers (figurinhas), personalização de fotos com desenhos, variação no tamanho da fonte do texto, conversas em modo anônimo e recurso de chatbot.
Este último, batizado de Google Assistant, responde a questões e sugere resultados de busca dentro da conversa ou pode ser acionado diretamente – por exemplo, o usuário pode pedir para que o Assistant mostre horários do voo marcado (buscando informações disponíveis no Gmail ou no Calendário). O assistente virtual pode ainda responder questões ou dar notícias sobre clima, tráfego ou esportes.
Assim como o WhatsApp, o Allo oferece criptografia fim-a-fim com padrões como Transport Layer Security (TLS), sucessor do protocolo SSL. O Google afirma que no modo anônimo há "recursos adicionais de privacidade como notificações discretas e expiração de mensagens". Na prática, ele funciona como aplicativos que deletam conteúdo após certo tempo, como o Snapchat e o Telegram. O aplicativo permite ainda enviar mensagens como SMS (para quem não possui o Allo).
Embora ainda não seja possível baixar o Allo no Brasil, a Google Play Store permite um pré-registro para obter notificação de quando o aplicativo estiver disponível. Ao tentar baixar na App Store da Apple, há apenas um aviso de que o item ainda não está disponível na loja brasileira.
Evento
O assunto de chatbots será tema do Bots Experience Day, seminário que acontecerá no dia 5 de outubro dentro do 9º Forum Mobile+, e que contará com uma série de palestras de empresas que produzem chatbots ou oferecem plataformas para a construção de tais para terceiros. O evento é organizado por Mobile Time e produzido pela Converge Comunicações. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).
Fonte: Teletime News de 21 de setembro de 2016, por Bruno do Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário