A TIM planeja para este ano ampliar sua estratégia de parcerias para expandir as ofertas de conteúdo e serviços ao consumidor. A primeira, que já começa a valer a partir da segunda quinzena de fevereiro, é uma nova aliança com a Sky, que será destinada a clientes móveis e fixos (do serviço de TV por satélite e da Live TIM) em São Paulo e no Rio de Janeiro. A ideia é oferecer pacotes para usuários de uma empresa para outra.
A outra parte da estratégia é voltada ao mobile e prevê reproduzir o que a empresa já faz com a over-the-top (OTT) Deezer, com a qual oferta o TIM Music, e com o TIM Banca Virtual, que será ofertado para planos controle também. "Estamos trabalhando para a segunda metade do ano (lançar) vídeo, a segunda área para multimídia em convergência. Vamos chegar à revolução digital, que no Brasil vai ser muito centrada em aparelhos móveis", explica em teleconferência dos resultados de 2016 nesta sexta-feira, 3, o COO da TIM, Pietro Labriola, mas sem revelar qual seria a parceira para a oferta de vídeo. A TIM está ofertando esses serviços digitais sem uso da franquia de dados.
Já a parceria com a operadora de TV por satélite (DTH) Sky mostra que há potencial de sinergia com as duas empresas. "Não necessariamente significa forte investimento em serviço, e comparado com o business model do passado, está mudando", afirma Labriola. Ele explica que a parceria pode ser uma "vantagem econômica" para o cliente Sky que escolher a TIM como operadora fixa, enquanto o cliente TIM pode escolher pacotes exclusivos da Sky com ofertas "mais convenientes".
Vale lembrar que a Sky, atualmente controlada pelo grupo norte-americano AT&T, já havia tentado uma parceria com a TIM. Na época, tentaram fazer uma oferta conjunta de produtos com TV paga, mas o resultado não saiu conforme o esperado. Em 2013, o então presidente da TIM Fiber (e hoje diretor de marketing da operadora), Rogério Takayanagi, afirmou que a estratégia "realmente, não decolou".
De qualquer modo, a nova parceria parceria mostra um interesse renovado na Sky. Perguntado sobre uma possível fusão entre as duas, o CEO da TIM, Stefano De Angelis, afirmou que há no momento apenas uma parceria comercial. "Não está sendo aberta nenhuma meta de discussão sobre outros projetos", disse. Mas não foi descartada uma eventual possibilidade futura. "Não podemos falar que uma empresa como a TIM, que tem foco na banda larga, nunca mais terá interesse em operação de maior integração com um grande player de vídeo. Mas estamos em um estado atual de parceria comercial", declara.
Planos da parceria
Os assinantes da Sky terão desconto especial no pacote de 50 Mbps (30 Mbps de upload) da TIM Live, pagando R$ 69,90 mensais por um ano (valor original é de R$ 109,90). Já os que quiserem um celular da TIM poderão contratar o plano Pós Plus 7 GB por R$ 99,90 por 12 meses (valor original é de R$ 179,90 em São Paulo e R$ 149,90 no Rio de Janeiro). Esse plano móvel inclui, além da franquia de 7 GB, serviços TIMmusic by Deezer, TIM Banca Virtual e TIM Backup 30 GB, além de ligações de longa distância on-net ilimitadas e 1 mil minutos chamadas off-net.
Para quem é cliente da TIM e quiser assinar a Sky (modelo sem combo), a escolha é de pacotes de canais HBO grátis por um ano, incluindo acesso à plataforma over-the-top HBO Go. Quem contratar um dos planos combos receberá equipamento de gravação HD plus grátis por um ano.
Fonte: Teletime News de 3 de fevereiro de 2017, por Bruno do Amaral.
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