O Brasil é o 61º país mais conectado do mundo, entre 167 analisados, 12 posições acima do resultado obtido em 2010, segundo relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), divulgado nesta segunda-feira, 30. A Coreia do Sul continua na liderança entre os países pesquisados, seguido da Dinamarca e da Islândia.
Na América do Sul, o Brasil perde para o Uruguai (49º), Argentina (52º) e Chile (55º), que também melhoraram suas posições. No ranking dos países das Américas, o Brasil ficou na 8ª posição. O avanço do Brasil foi atribuído a crescente penetração da banda larga móvel, aos leilões de espectro com metas de cobertura e a elevação de assinaturas de banda larga fixa, promovida pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que também contribuiu para a redução dos preços do serviço.
Segundo o relatório, o PNBL contribuiu também para o aumento de domicílios conectados à internet, de 34,9% para 51,9% entre 2010 e 2014. A UIT diz que esse resultado supera o crescimento médio mundial, que ficou na casa de nove pontos percentuais.
Segundo o relatório Medindo a Sociedade da Informação, existem no mundo 3,2 bilhões de pessoas conectadas, o que representa 43,4% da população mundial. Já o número de pessoas com acesso a telefonia celular chega a 7,1 bilhões, ou mais de 95% da população em todo o mundo.
Fonte: Teletime News de 30 de novembro de 2015, por Lucia Berbert
Nenhum comentário:
Postar um comentário