Uma nova plataforma de VOD foi lançada nesta quarta, 9, reunindo TV aberta e por assinatura, vídeo sob demanda, música, jogos e aplicativos na mesma interface. Trata-se da EnterPlay, que traz diferentes modelos de negócios, apostando principalmente em parcerias com ISPs (Internet Service Providers). A estratégia é muito parecida com a da TIM (TIM BlueBox), lançada no começo do ano, com a diferença que o serviço da Enterplay funciona, supostamente, sobre qualquer rede de banda larga.
O grande diferencial da plataforma é o pacote de TV por assinatura, que conta com canais da Fox, Turner, Discovery, Band, além de independentes nacionais como CinebrasilTV e FishTV. Também promete, para breve, os canais HBO. Além disso, terá conteúdos esportivos exclusivos produzidos em parceria com a SportPromotion e a Casablanca.
A plataforma quer ter também os canais da Globosat, conta o diretor de operações da empresa, Jorge Salles, mas as negociações ainda estão em estágio preliminar. Vale lembrar que a plataforma similar lançada pela TIM no começo do ano, também não conseguiu os conteúdos Globosat.
A oferta de IPTV da Enterplay se dará de duas formas, diretamente ao cliente final, ou em redes de provedores homologados. No primeiro caso, há apenas um pacote reduzido disponível, que custa de R$ 19,90 e permite ainda o pay-per-view de conteúdos esportivos. No segundo caso, além do pacote reduzido, a plataforma oferece os planos básico, por R$ 74,90, e completo, por R$ 114,90, com 90 canais.
Segundo Salles, a EnterPlay está tirando licença própria operador do Serviço de Acesso Condicionado. Com os ISPs homologados que não tenham licença do SeAC, a plataforma fica responsável pelo billing e empacotamento. O parceiro de billing é o Pague Seguro. Aqueles que contam com licença no SeAC podem fazer a cobrança e customizar os pacotes de programação.
O executivo explica que os pacotes mais avançados não podem ser oferecidos sem uma rede homologada por exigência de alguns programadores, que não permitem que seus conteúdos trafeguem pela nuvem, ainda que com DRM.
"Há 3 mil provedores de banda larga, investindo muito em fibra ótica. Eles estão em desvantagem competitiva, por não oferecer combo", conta Salles. Segundo ele, mesmo sem uma divulgação formal do serviço, já estão na fila 104 ISPs, e há testes de campo com 12 deles. Esses 104 ISPs, conta o executivo, somam 1,04 milhão de acessos domiciliares.
Multisserviço
Além do IPTV com canais de TV paga, o EnterPlay conta com um serviço de subscription video on demand, com cerca de 2 mil títulos, complementado com a modalidade transacional, pela qual é possível alugar títulos mais recentes. Além disso, alguns pacotes segmentados, com filmes europeus, por exemplo, podem ser assinados por um valor adicional ao da assinatura de R$ 19,90. Entre estes pacotes está um de conteúdo adulto.
A plataforma também conta com serviço de música. O parceiro inicial para música seria o Rdio, que será descontinuado após a aquisição pelo Pandora. Segundo Salles, a empresa está em negociação outros dois grandes serviços de música.
Por fim, para os assinantes que adquirirem a o set-top box da EnterPlay, será possível ver os canais de TV aberta, já que a caixa é equipada com receptor ISDB-Tb, incluindo interatividade Ginga. Os serviços podem ser acessados ainda pela web ou em apps Android e iOS.
Tecnologia
A plataforma foi desenvolvida por uma equipe própria e integra todos os serviços. Na grade de programação em vídeo, por exemplo, o usuário pode navegar entre canais abertos e fechados de forma transparente.
O stream do vídeo é adaptativo á qualidade da rede. Segundo a empresa, o conteúdo em 1080p precisa de apenas 3 Mbps, enquanto que o standard definition demanda 700 Kbps.
No próximo ano, a plataforma receberá o Mordomo Digital. Trata-se de um sistema que permite buscas nos conteúdos de até 14 dias à frente, através de palavras-chave. O usuário escolhe, então, uma ação para os conteúdos desejados, que podem até ser gravados.
A plataforma conta com recurso de gravação em nuvem, para os conteúdos cujos detentores autorizem esse tipo de ação. Além disso, a gravação em nuvem se dá para todo o conteúdo ao vivo dos canais pagos, permitindo que o usuário assista do começa um programa que já começou. "Isso vale apenas para o conteúdo que está sendo exibido, por que o catch-up tem um valor agregado para os detentores, que podem negociá-los nessa modalidade", explica Salles. Também graças à gravação em nuvem, é possível solicitar a gravação de conteúdo através do app no celular para assiti-lo mais tarde em outro dispositivo.
A caixa, equipada com o sistema Android, traz ainda alguns recursos tecnológicos interessantes. Além de captar o sinal da TV aberta e receber o conteúdo para rede (Ethernet ou Wi-Fi), a caixa conta com entradas USB e MicroSD, protocolo DLNA (para acesso a conteúdos na rede do usuário) e pode atuar como uma roteador Wi-Fi. Além disso, conta com saídas HDMI e AV, esta última para TVs mais antigas. A caixa vem acompanhada de um controle remoto simples, mas há outro modelo opcional que conta com teclado e mouse e facilita a função de navegação na Internet. Também é possível usar smartphones ou tablets para controlar a caixa, através de apps disponíveis para Android e iOS.
Uma loja de aplicativos está disponível na caixa, com apps homologados pela EnterPlay, incluindo jogos como Angry Birds.
Fabricada em Manaus pela BrasilSat, a caixa será distribuída exclusivamente nas marcas de e-commerce da Cnova (PontoFrio, Casas Bahia e Extra). A Cnova contará com um eCommerce na interface da plataforma.
A caixa custa R$ 899, em dez vezes. O controle remoto avançado R$ 179, também em dez vezes.
Pré-lançamento
Na fase inicial de lançamento – até 31 de janeiro de 2016 –, mediante um cadastro no site, os usuários podem acessar, de forma gratuita, alguns dos conteúdos da EnterPlay, incluindo canais de TV e títulos de vídeo sob demanda. Também ganham um cupom para assistir a um jogo de um dos campeonatos esportivos transmitidos pela plataforma a partir de 20 de janeiro.
Após esse período, a EnterPlay inicia a oferta de planos de iPTV com consumo ilimitado, a partir de R$ 19,90 por mês (para pacotes com 15 canais de TV em alta definição), e planos de vídeo sob demanda por R$ 19,90 mensais, com um acervo de mais de 2,5 mil títulos.
Fonte: Teletime News de 9 de dezembro de 2015, por Fernando Lauterjung
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