O crescente acesso à internet nos municípios brasileiros foi apontado no suplemento de Cultura do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014 (Estadic/Munic), divulgado pelo IBGE. Segundo o levantamento, os provedores regionais estão presentes em 65,5% das cidades, enquanto as lan houses apareciam em 82,4% dos municípios. Entre 2006 e 2014, o crescimento de pequenos provedores foi de 43,6%.
De acordo com a pesquisa, o sinal da televisão aberta continua sendo o maior meio de acesso aos conteúdos culturais no Brasil, presente em 99,9% dos municípios, em 2014. No entanto, apenas 12,1% dos municípios brasileiros tinham produção local de programas de TV através de geradoras. Emissoras de rádio comunitária estão presentes em 64,1% dos municípios, enquanto as emissoras de televisão comunitária puderam ser encontradas em apenas 3,5% deles em 2014.
Em 2014, a produção cinematográfica apoiada por estados e municípios atingiu 1.849 filmes (incluindo curtas, médias e longas-metragem). Entre as 27 administrações estaduais, 24 apoiaram financeiramente a produção de filmes, destacando-se o Rio Grande do Sul (60 filmes), Pernambuco (54 filmes) e São Paulo (42).
Nos 12 meses anteriores à pesquisa, foram produzidos 480 filmes com apoio dos estados, sendo 229 "curtas", 113 de média duração e 138 de longa duração, segundo o IBGE. Entre os municípios, 6% apoiaram financeiramente a produção de filmes. Foram 1.369 produções, sendo 838 "curtas", 271 de média duração e 260 de longa duração.
Pernambuco e Bahia promoveram todas as atividades audiovisuais investigadas pela Estadic / Munic 2014 (apoio financeiro às produções, festivais, atividades de preservação, conservação e recuperação dos acervos e as atividades cineclubistas).
Fonte: Teletime News de 15 de dezembro de 2015, da Redação Converge.
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