quinta-feira, 22 de julho de 2021

Star One D2 da Claro será lançado no dia 30 de julho

A Arianespace marcou o lançamento do satélite da Claro Brasil/Embratel, o Star One D2. Ocorrerá já no próximo dia 30, no que será o primeiro lançamento do foguete Ariane 5 no ano e que deverá levar à órbita também o satélite Eutelsat Quantum.

A missão VA254 estava inicialmente planejada para o dia 27, mas foi necessário remarcar para três dias depois por conta da uma revisão no cronograma de preparação do veículo. O lançamento será no centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e está previsto para acontecer entre 18h e 19h30 do dia 30.

O Star One D2 é o 11º satélite da Embratel a ser lançado pela Arianespace. Ele trará alta capacidade nas bandas Ku, Ka, C e X (para uso governamental na região do Atlântico), e tem foco na expansão da cobertura de banda larga nas Américas Central e do Sul. Também será utilizado como backhaul de rede móvel no Brasil, além de TV paga e Internet para clientes de governo e corporativos. Ele substituirá o C2, que era mais focado em DTH.

O lançamento estava previsto inicialmente para o dia 31 de outubro de 2020, mas os efeitos da pandemia acabaram atrasando o planejamento da Claro. Além disso, esteve em pauta uma disputa pela posição orbital 70º Oeste com a Viasat. A Anatel decidiu em favor do projeto da Embratel, além de ter concedido adiamento para que a empresa lançasse o artefato até o dia 31 de agosto de 2021. A operadora chegou a programar o lançamento para fevereiro, mas obviamente foi necessário mais um adiamento.

Por sua vez, o Eutelsat Quantum é uma parceria da operadora com a agência espacial europeia (ESA) e a Airbus. Ele utiliza uma nova arquitetura baseada em software que permitirá redirecionamento de feixes, operando na banda Ku, e com oito transponders reconfiguráveis.

O lançamento do foguete Ariane 5 poderá ser acompanhado no YouTube da Arianespace (clique aqui) no próximo dia 30. A transmissão começa meia hora antes da decolagem.

Fonte: Teletime News de 20 de julho de 2021, por Marcos Urupá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário