Há 20 anos (e oito dias), no dia 12 de fevereiro de 1998, lançávamos TELETIME News, nossa primeira incursão no setor de telecomunicações depois de termos criado, também de maneira pioneira, o noticiário na Internet PAY-TV Real Time News, dois anos antes. Méritos do jornalista Rubens Glasberg, que teve a visão de levar publicações especializadas para a Internet quando poucos apostavam neste meio, e de propor uma publicação de telecomunicações que acompanhasse o novo cenário que surgia: um modelo privado, competitivo e caminhando para uma realidade cada vez mais digital. O primeiro slogan da TELETIME era: "O novo tempo das telecomunicações".
A TELETIME nasceu, portanto, digital. Só alguns meses depois ganhou a sua versão analógica impressa, que se manteve até 2013. Já versão digital segue viva e diária.
Quando lançamos TELETIME os tempos eram outros. Basta revisitar algumas notícias que demos nas primeiras edições. Exemplos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui… Pouparemos o leitor deste exercício de arqueologia, mas todas elas estão disponíveis no site. Falávamos da chegada das primeiras definições tecnológicas que viabilizariam a Internet móvel; da primeira versão do Plano Geral de Metas de Universalização e de como as metas poderiam reduzir o valor dos lances no leilão do Sistema Telebrás; da expansão inicial da das empresas de telefonia móvel que operavam pela banda B; dos arranjos para os consórcios que participariam da desestatização…
Era o momento que se desenhava o modelo de telecomunicações atual. A Lei Geral de Telecomunicações havia sido recentemente aprovada no Congresso, mas ainda não havia sido regulamentada. O desenho de privatização estava sendo finalizado. Novos investidores e visões empresariais começavam a chegar ao Brasil. Acompanhamos, analisamos e registramos os principais fatos. Seguimos, desde então, acompanhando o setor de telecomunicações diariamente. Algumas notícias mudaram, outras nem tanto. No campo das políticas, ainda estamos, inacreditavelmente, patinando mais ou menos sobre os mesmos temas.
Mas notícia velha não é notícia. É apenas história. Nosso recado, cada vez mais atual, é sobre a relevância da informação de qualidade e independente para o debate público e para a transparência e fortalecimento setorial.
Editamos um noticiário diário há 20 anos. São exatas 44.164 matérias em nosso banco de dados, só sobre telecomunicações. Ao todo, o acervo passa de 126 mil notícias. Adicione-se algumas dezenas de encontros realizados ao longo destes anos, como o Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações. Estamos aqui 365 dias por ano. Em tempos de redes sociais, influenciadores digitais e fast news (para não falar de fake news e notícias copiadas), é sempre bom lembrar que ainda há jornalistas que buscam, com dedicação, compromisso com o ecossistema das telecomunicações e responsabilidade com o interesse público, manter o setor em evidência.
Fonte: Teletime News de 20 de fevereiro de 2018, por Samuel Possebon.
Nós da KIALO Consultoria, parabenizamos a equipe da Teletime pelo alto nivel de qualidade de suas reportagens, que a coloca em lugar de destaque no âmbito das publicações especializadas em telecomunicações. Que continuem prestando esse serviço de informação por muitos e muitos anos.
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