segunda-feira, 15 de abril de 2019

Surf Telecom ativa sua rede 4G na periferia de São Paulo

As primeiras antenas 4G da Surf Telecom na periferia de São Paulo foram ativadas na semana passada. São pouco mais de 10 ERBs, cobrindo áreas das cidades de Diadema, Mauá e da capital paulista. A empresa está em fase final de testes e pretende lançar a operação comercial com sua rede própria no segundo semestre, com cobertura também em Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo.

Até 2020 a Surf investirá cerca de US$ 40 milhões na instalação de 20 mil antenas no estado de São Paulo. Serão 2 mil antenas externas; 2 mil em ambientes indoor; e 16 mil microcélulas para reforço do sinal. A maioria contará com backhaul em fibra óptica. Os fornecedores de equipamentos são Huawei e Khomp. A rede da Surf opera na frequência de 2,5 GHz.

Banda larga fixa e MVNOs

A Surf originalmente como MVNE, ou seja, uma enabler para operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), e está conectada à rede da TIM em âmbito nacional. Agora, com uma rede própria em São Paulo, a empresa vai oferecê-la para as suas MVNOs parceiras. Aquelas que quiserem, poderão priorizar a conexão pela Surf dentro da sua cobertura em São Paulo, e usar a TIM para o restante do País. "Pelas contas que fizemos, sai mais barato com a gente", comenta Davi fraga, CMO da Surf. Ele ressalta, contudo, que as MVNOs provavelmente levarão em conta os celulares que compõem a sua base, pois nem todos são compatíveis com essa frequência.

Outro objetivo por trás da implementação de uma rede própria é permitir que as MVNOs conectadas à Surf lancem o serviços de banda larga fixa sem fio sobre 4G em áreas hoje mal atendidas ou que não contam com acesso a cabo. "Vamos pôr esse produto na prateleira para que as MVNOs ofereçam", diz Fraga.

Hoje a Surf tem em sua carteira de clientes oito operadoras móveis virtuais: Algar Telecom, Century Link, Correios, Eseye, GoAudax, GospelCel, Magazine Luiza e Veek. Elas somam mais de 500 mil chips comercializados. A expectativa da Surf é de chegar ao fim do ano com mais de 1,5 milhão de chips vendidos.

Fraga participará nesta terça-feira, 2, de painel sobre a maturidade do mercado brasileiro de MVNOs durante a segunda edição do Fórum de Operadoras Alternativas, no WTC, em São Paulo. Ele contará com a companhia de Alberto Blanco, CEO da Veek; Anderson Azevedo, diretor de atacado da Vivo; e José Luiz Pelosini, vice-presidente da Americanet. Mais informações sobre o evento e venda de ingressos estão disponíveis em www.operadorasalternativas.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br.

Fonte: Teletime News de 1 de abril de 2019, por Fernando Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário