Parceira de longa data da Telefónica (controladora da brasileira Vivo), a provedora indiana de serviços de TI e consultoria Wipro foi selecionada pelos espanhóis para atuar em projetos de automação de core de rede 5G no Brasil e na Alemanha.
Há perspectiva de expandir a parceria para os demais mercados prioritários da Telefónica (Espanha e Reino Unido). Descrito como parte de uma "jornada transformacional" nas operações de rede, a iniciativa vai introduzir ferramentas de integração, implementação e testagem contínuas (CI/CD/CT) da Wipro.
O movimento faz parte da transição da Telefónica para o modelo "telco cloud" e da adoção de funções de rede virtualizadas. Embora a meta inicial seja core de rede 5G, a estratégia é expandir a parceria de integração com a Wipro para outras áreas como transporte, acesso e infraestrutura.
"Com o 5G nativo em nuvem e nascido e baseado em contêineres e microsserviços, os fornecedores têm endossado uma abordagem CI/CD/CT em seu processo de industrialização, aumentando drasticamente o número de lançamentos de produtos e o volume de testes", afirmou a Telefónica, em comunicado. "Os operadores precisam ser radicalmente ágeis para enfrentar essa nova situação sem comprometer o nível exigido de qualidade, desempenho, escalabilidade e tempo de colocação no mercado".
Com a parceria, o grupo espanhol espera contar com um plano de trabalho comum para a integração, implementação e testagem em diferentes mercados, com suporte da Wipro. A solução desenvolvida pela indiana será construída sobre ferramentas open source para seguir aberta à evolução frente futuras mudanças tecnológicas.
A Wipro não é a única integradora que tem auxiliado a Telefónica (e sua operação brasileira) nos projetos de atualização tecnológica; nos pilotos de Open RAN anunciados pela empresa para mercados prioritários, há parceria com a NEC.
Fonte: Teletime News de 24 de novembro de 2021, por Henrique Julião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário