Mais uma vez com instabilidade, os dados do mercado de banda larga fixa em fevereiro apontaram a Claro voltando a crescer e sendo a maior ativadora mensal de clientes entre as grandes empresas. Já em todo o País, a Anatel apurou 40,001 milhões de contratos ativos de Internet fixa, ou variação negativa de 2,4% frente aos números de janeiro.
A queda está relacionada com um milhão de contratos a menos reportados pelo agrupamento de prestadoras de pequeno porte (PPPs), em aparente subnotificação dos acessos. Por este motivo, os números de janeiro foram levemente corrigidos: de 40,1 milhões de contratos em todo o País para 40,990 milhões no primeiro mês do ano.
Já na parcial de fevereiro, a Claro seguiu como líder do mercado, com 9,738 milhões de acessos ativos. No mês, a empresa voltou a mostrar crescimento da base (de 0,2%), adicionando 15,4 mil clientes líquidos. Uma alta de 18,2 mil nos novos acessos de fibra compensou a queda em outras tecnologias legadas (a operação da Claro tem 651 mil assinantes no padrão óptico).
Notícias relacionadas
No todo, a Claro não registrava alta mensal na base de clientes desde novembro de 2020; em 2021, a operadora perdeu 112 mil acessos de banda larga fixa e em janeiro de 2022, mais 8,8 mil. No fim do ano passado, a retomada do crescimento na base neste ano foi projetada pela América Móvil, controladora da Claro.
FTTH
Vice-líder, a Vivo ativou ou migrou 74 mil novos clientes de fibra, atingindo 4,76 milhões de acessos do gênero e mantendo o maior parque FTTH do País. Já a base total do grupo cresceu bem menos: 3,1 mil novos acessos líquidos. A empresa encerrou fevereiro com 6,324 milhões de assinantes ativos.
Por último, a Oi voltou a perder clientes em fevereiro, com 27,1 mil desconexões líquidas e base de 5,148 milhões de clientes ao fim do segundo mês do ano. Nem a adição de mais 43,6 mil clientes de fibra óptica (para um total de 3,78 milhões) reverteu o recuo na base total, mas está dentro da estratégia da empresa de descomissionamento da rede legada de cobre por receitas com foco em FTTH (com ticket médio mensal mais alto).
Outras
Principal empresa de banda larga dentre os provedores regionais, a Brisanet foi outro destaque em termos de adição líquida em fevereiro: foram 19,7 mil, superando mesmo o volume apurado pela Claro no mês. A operadora nordestina encerrou fevereiro 883 mil clientes (o que não inclui a operação de franquias).
Já a TIM tinha 691 mil acessos ativos até o fim de fevereiro, em base praticamente estável frente a janeiro. Outras empresas importantes como Algar Telecom, Desktop e Unifique não tiveram dados compilados por TELETIME dada a grande variação nos números presentes na plataforma da Anatel; já holdings de provedores regionais como Alloha, Vero e Conexão não informam os números à agência de forma consolidada.
Fonte: teletime News de 4 de abril de 2022, por Henrique Julião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário