A partir desta quarta-feira, 26, os consumidores de serviços de telecomunicações serão entrevistados para elaboração da "Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações de 2017". A Anatel é responsável pelos questionários que serão aplicados, calcular o tamanho das amostras e sortear quais consumidores serão entrevistados, além de supervisionar o levantamento. A previsão é de que os resultados da pesquisa de 2017 sejam divulgados no primeiro trimestre de 2018.
Cerca de 140 mil consumidores de telecomunicações em todo o País serão entrevistados por meio de ligações telefônicas. As entrevistas serão realizadas até novembro. Os consumidores serão questionados sobre a satisfação com a prestação dos serviços; os canais de atendimento; o atendimento telefônico; oferta e contratação; funcionamento; cobrança/recarga; reparo e instalação; e capacidade de resolução de problema.
A realização da pesquisa é uma obrigação das prestadoras de serviços de telecomunicações e está prevista em resolução da agência. As regras preveem que as prestadoras são responsáveis por contratar uma empresa que realize as entrevistas e a operação da pesquisa. A empresa contratada foi a mesma de 2016, a multinacional TNS. As prestadoras responsáveis pela pesquisa são: Claro, Oi, TIM, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV.
Na pesquisa de 2016, as notas de satisfação geral registradas foram: 7 para TV por assinatura; 6,93 para a telefonia fixa; 6,86 para a telefonia móvel pós-paga; 6,78 para a telefonia móvel pré-paga, e 6,26 para a banda larga fixa. O atendimento telefônico e a resolução de problemas foram os temas que receberam as notas mais baixas dos consumidores.
Acesse aqui a Pesquisa de 2016 e compare o desempenho de cada prestadora por estado.
Fonte: Teletime News de 24 de julho de 2017, pel Redação da Converge.
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