De janeiro a maio de 2017, o Brasil registrou 782, 2 mil tentativas de fraude. Isso representa uma tentativa a cada 16,8 segundos, segundo indicador da Serasa Experian. O segmento de telefonia foi o mais afetado no acumulado do ano, sendo responsável por 38,6% do total, com 301,9 mil tentativas. Neste tipo de golpe, dados de consumidores são utilizados por criminosos para adesão a planos de serviços de telefonia móvel ou compra de aparelhos, por exemplo.
Caso a fraude no segmento de telefonia seja bem sucedida, funciona como uma "porta de entrada" para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os golpistas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
O setor de Serviços vem em seguida no ranking de segmentos com mais tentativas de fraude identificadas de janeiro a maio de 2017 (233 mil), representando 29,8% do total. Em terceiro lugar estão bancos e financeiras com 23,9% de participação e 187.203 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos cinco primeiros meses do ano foi o Varejo, com 47.452 tentativas e participação de 6,1%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total.
Em maio deste ano, 164.988 tentativas de fraude foram aplicadas em todos os segmentos, o que representa um aumento de 19,7% em relação a abril do mesmo ano, quando o indicador apontou 137.856 tentativas. Na comparação de maio de 2017 x maio 2016, o crescimento nas tentativas foi de 12,3%.
Fonte: Teletime News de 26 de julho de 2017, pela Redação da Converge.
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