quarta-feira, 25 de março de 2020

A Anatel publicou nesta terça-feira, 24, alerta direcionado aos consumidores sobre fraudes e golpes digitais que estão sendo praticados para roubar dados pessoais e financeiros dos consumidores dos serviços de telecomunicações durante a crise do coronavírus (covid-19).

Segundo a agência, mensagens enviadas por SMS e WhatsApp se passam pela agência e outros órgãos públicos, mas com links que roubam as informações dos usuários. No alerta feito nesta terça-feira, a Anatel reforça que não envia alertas com links por esses sistemas de mensagens e nem faz promoções de pacotes de banda larga.

"A pandemia do coronavírus (covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores", diz a agência no comunicado.

O que fazer

A agência indica alguns procedimentos que as pessoas devem adotar quando receber essas mensagens. Para isso orienta: 
Não abrir links desconhecidos; 
Nunca fornecer informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça; 
Desconfiar de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes, tais como "Fulano morreu"; "Veja as fotos proibidas de Sicrana"; "Como ganhar um milhão sem sair da cama"; "Sua caixa de correio está lotada" etc.; 
Cuidar bem das suas senhas; 
Manter atualizados seu sistema, antivírus e firewall; 
Aceitar que todos são vulneráveis e desconfiar até da sombra virtual. 

A agência também ressalta que, caso haja alguma suspeita de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.


Fonte: Teletime News de 24 de março de 2020, por Marcos Urupá.

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