A operadora de lançamentos de satélites Arianespace confirmou no último sábado, 21, o sucesso no lançamento de mais 34 satélites de baixa órbita (LEO) da constelação da OneWeb – que agora soma 74 artefatos no espaço.
O procedimento ocorreu a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Esta foi a quarta missão empreendida pela Arianespace em 2020 (sendo uma delas para a própria OneWeb) e a 51ª utilizando foguetes Soyuz ao lado da empresa russo-europeia Starsem
Na totalidade, a constelação da OneWeb deve somar 650 satélites para oferta de Internet de alta velocidade, com distribuição realizada pela Hughes; o início da operação comercial está previsto para 2021. Através de joint-venture com a AirBus Defense and Space, a OneWeb também tem acelerado a construção de artefatos LEO a partir de linhas de produção dedicadas.
O terceiro lançamento da nova operadora ainda marcou a 318º missão realizada pela Arianespace desde os anos 90. Ao todo, 688 satélites já foram colocados em órbita pela operadora, sendo 155 de constelações comerciais.
Vale notar que, ao contrário do Cosmódromo de Baikonur, o Centro Espacial da Guiana (CSG), na Guiana Francesa, está com operações suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Fonte: Teletime News de 23 de março de 2020, por Henrique Julião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário