quarta-feira, 25 de março de 2020

UIT divulga diretrizes para criação de planos nacionais de emergência de telecom

Diante da crise global com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou nesta quinta, 19, a publicação de um estudo com diretrizes para apoiar países a desenvolver planos nacionais de emergência de telecom. Entre as medidas estão exercícios simulados e a orientação de ações em larga escala para garantir resposta "suave" na gestão de comunicação de desastres. 

O guia divulgado pela UIT é direcionado não apenas para a crise atual do covid-19, mas também outras situações de emergência. A ideia da entidade é que essas iniciativas possam apoiar autoridades nacionais e reguladores a desenvolver medidas para permitir o uso contínuo das redes e serviços de telecom "antes, durante e depois de um desastre".

Conforme explica o órgão ligado à Organização das Nações Unidas, um plano nacional de emergência de telecomunicações permite garantir a disponibilidade da comunicação durante as fases de mitigação, preparação, resposta e recuperação ao promover ações coordenadas por todos os níveis de governo, agências humanitárias, provedores de serviços e comunidades em risco. 

Justificativas

Especialmente para países em desenvolvimento, essas diretrizes realçam os pontos mais vulneráveis durante um desastre. Com isso, espera proporcionar "justificativa para o financiamento de equipamento e pessoal vitais em uma emergência, e advogar pela necessidade de recursos e procedimentos diários para manter as autoridades nacionais preparadas, especialmente em relação à manutenção de comunicações vitais". 

Segundo o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, a crise do coronavírus mostra como são vitais as redes de TICs, "tanto para responder a pandemia atual quanto para endereçar a gestão de desastre". Ele argumenta que a implantação de planos nacionais estratégicos voltados à telecomunicações "podem garantir que há um compartilhamento efetivo e pontual de informações por todos os níveis de governo, com comunidades afetadas e entre agências humanitárias para priorizar esforços de resposta e salvar vidas". 

O estudo da UIT com as diretrizes para elaboração de planos nacionais de emergência de telecomunicações pode ser baixado aqui.


Fonte: Teletime News de 19 de março de 2020, por Bruno do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário