As operadoras da Coreia do Sul -SK Telecom, KT e LG Uplus - devem migrar para o 5G autônomo até o fim deste 2020, depois de adiamentos provocados pela pandemia de Covid-19.
A LG Uplus, a terceira tele móvel em número de assinantes no País, concluiu testes da rede comercial standalone, segundo reporta a Business Korea. A operadora tem como meta lançamento no terceiro trimestre. A SKT, que realizou testes da rede standalone em janeiro, inicialmente previa lançar ainda no primeiro semestre, mas adiou para o fim do ano, assim como a segunda maior operadora do país, a KT.
Apesar de especulações sobre mais um lançamento simultâneo, como nas primeiras ofertas 5G na Coreia, o mesmo não deve acontecer nas redes autônomas de quinta geração. Cada uma das operadorastem cronogramas distintos.
As empresas lançaram os serviços 5G em abril de 2019, com implantação em 92 mil estações radio-base até janeiro. E sinalizaram ao governo coreano investimentos próximos ao equivalente a R$ 20 bilhões na primeira metade de 2020.
Um relatório recente da GSMA indicou que as redes standalone de 5G são capazes de oferecer capacidades específicas para demandas corporativas, como aplicações de baixa latência, alta confiabilidade e slicing de rede.
Além da migração para as redes autônomas, a LG Uplus já indicou a oferta de serviços 5G na faixa de 28 GHz, com planos de utilizar a banda milimétrica em hotspots para aplicações industriais.
Fonte: Convergência Digital de 12 de maio de 2020, pela Redação - Carreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário