O mercado dos provedores regionais mostrou uma grande dinâmica de crescimento desde o segundo semestre de 2011 (ou, considerando a aquisição da GVT pela Vivo, desde 2016). Com 16,5 milhões de acessos, atualmente essas empresas representam 42,7% do total de acessos da banda larga fixa, conforme já mostrado por TELETIME.
No relatório das prestadoras de pequeno porte (PPPs), desenvolvido pela assessoria técnica (ATC) da Anatel, a agência faz o recorte da competição desse mercado e mostra a Brisanet como a maior expoente. O relatório mostra que a empresa alcançou um crescimento mais acentuado que as demais prestadoras, chegando ao ponto de passar a Algar Telecom em junho e assumindo a liderança neste segmento de mercado no País, com 736,6 mil acessos contra 727 mil da operadora mineira.
O avanço da Brisanet também se reflete regionalmente. Os estados do Rio Grande do Norte (83,5%), Ceará (77,7%) e Paraíba (73,8%), justamente onde a empresa concentra maior parte da atuação, são os que têm maior participação de PPPs no mercado total de banda larga fixa.
Contudo, a empresa com menos de 100 mil acessos que mais cresceu nos últimos 24 meses, ainda de acordo com o relatório, foi a America Net: 543,3%, seguida pela Mob Telecom (463,4%) e pela Unifique (434,4%).
Em termos de tecnologia, a líder na fibra é a Brisanet, enquanto no xDSL a Algar lidera – até por conta de ser a única concessionária entre as PPPs, a operadora de Uberlândia (MG) ainda tem infraestrutura legada em cobre. A Cabo é a líder no coaxial (HFC) considerando as pequenas prestadoras, enquanto no satélite, a Hughes lidera. No rádio, a prestadora com mais acessos é a Surf.
Telefonia
No mercado de celular das PPPs, a Algar Telecom lidera com folga. A companhia vem apresentando crescimento contínuo, especialmente a partir de 2019, como mostra o gráfico abaixo. Interessante notar ainda que a Datora e a Surf também passaram a apresentar avanço maior ao final de 2020.
A maior parte (75,7%) dos acessos móveis dos ISPs são por 4G. Também há percentual avançado (71,3%) de chips pós-pago, tendência observada desde 2019.
Mesmo a telefonia fixa também apresentou crescimento. Mais uma vez, a Algar é a líder absoluta nesse mercado. A América Net assumiu a segunda posição entre as prestadoras em 2021, ficando à frente da Copel.
TV por assinatura
Em junho, as PPPs somaram 344,6 mil contratos de TV paga. Trata-se de 2% do total do mercado. A líder neste mercado é a Brisanet, com 39,5 mil acessos. NossaTV e Cabo ficaram em segundo e terceiro lugar, com 34 e 28,3 mil acessos, respectivamente.
No gráfico dos últimos anos, contudo, é possível ver um forte impacto nesse mercado em diferentes momentos. Para a Brisanet, até então em franca expansão, o início de 2020 trouxe uma queda significativa. Por sua vez, a NossaTV observou uma redução brusca em 2018.
Fonte: Teletime News de 4 de outubro de 2021, por Bruno do Amaral.
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