A Comcast, maior operadora de cabo dos EUA, com mais de 22 milhões de clientes, confirmou nesta terça, dia 5, que está trabalhando em conjunto com a Netflix para, até o final do ano, incorporar o serviço on-demand em sua plataforma X1. Na semana passada, durante a ABTA 2016, a Comcast demonstrou a plataforma X1 no Brasil pela primeira vez. Trata-se de uma plataforma de distribuição de conteúdos em nuvem que há alguns anos a operadora vem desenvolvendo e que é a base do serviço Xfinity. Por esta plataforma, a Comcast oferece vídeo sob-demanda (como o Now, da Net), conteúdos não lineares em outras plataformas (celulares, PCs e tablets), recomendação e curadoria personalizada de conteúdos e navegação por comando de voz. A plataforma da Comcast é desenvolvida não apenas para ela, mas para dezenas de operadores parceiros que fazem parte do projeto, inclusive grandes operadoras na Europa, como a Liberty Global. No Brasil, a Net ainda não é parceira da Comcast no RDK, como é chamada a plataforma quando utilizada para outros operadores.
Em comunicado ao noticiário Recode, o primeiro a dar a informação, a Comcast disse que "a Comcast e a Neflix chegaram a um acordo para incorporar o serviço Netflix ao X1, provendo acesso contínuo a conteúdos oferecidos por ambas as empresas. Ainda temos muito trabalho a fazer até que o serviço esteja disponível ao consumidor ao final do ano. Mais informações serão divulgadas oportunamente", disse a Comcast.
Ainda se especula como seria essa integração, se por meio de um aplicativo separado oferecido aos assinantes da Comcast e embarcado nas caixas do X1 ou se a integração se daria em nuvem, de modo que os metadados dos conteúdos de ambas as empresas e os serviços de recomendação também possam ser integrados.
O modelo de simples embarque de aplicativo do Netflix é o mais comum hoje. A Netflix está disponível nas caixas de algumas operadoras, como a Cablevision, e em caixas como o TiVo, usadas pela operadora Dish. Além disso, o aplicativo da Netflix está disponível em TVs conectadas em em caixas conectadas, como Apple TV, Chromecast e Roku. No Brasil, o Netflix chegou a ser embarcado na caixa Bluebox, da TIM, num projeto de distribuição de conteúdo que foi descontinuado pela operadora de telecomunicações.
Fonte: teletime News de 5 de julho de 2016, por Samuel Possebon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário