De olho no ‘próximo bilhão’ de humanos conectados, o Facebook anunciou nesta quarta-feira, 6/7, ter desenvolvido uma plataforma para implantação de infraestrutura de telefonia celular de baixo custo, voltada exatamente para as regiões do planeta ainda sem nenhuma conectividade.
Chamado de OpenCellular, trata-se de um sistema de rede sem fio definida por software que a empresa promete transformar em ‘open source’, ou seja, de uso livre sem cobrança de royalties. “O OpenCellular é uma plataforma de acesso sem fio desenhada para reduzir os custos de implantação de redes de celular em locais onde têm sido tradicionalmente difícil fazê-lo”, diz a empresa em comunicado.
Para tanto, o projeto envolve o design de ferramentas, de hardware e software, de forma a ser possível implantar uma rede completa “do equipamento físico ao software que a opera”. A decisão de tornar o uso dessa tecnologia “livre” busca incitar interessados em materializar a ideia em infraestruturas efetivas.
“O Facebook planeja tornar o design de hardware ‘open source’, juntamente com o firmware e software de controle, para permitir que operadoras de telecom, empreendedores, OEMs e pesquisadores a construir, implementar, instalar e operar infraestruturas sem fio baseadas nessa plataforma”, diz o comunicado da rede social.
Ainda segundo o Facebook, a plataforma é capaz de suportar uma ampla variedade de padrões de rede, de 2G ao LTE, ou mesmo pontos de acesso WiFi. “Qualquer um pode customizar a plataforma para atender a suas necessidades de conectividade e implantar a rede de sua preferencia, tanto em áreas rurais como urbanas.”
Fonte: Convergência Digital de 6 de julho de 2016, por Luis Oswaldo Grossmann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário