quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Empresa brasileira de ERP é atacada por ransomware em servidor da Oracle

A Benner Sistemas, empresa brasileira especializada em software para gestão empresarial, sofreu um ataque cibernético, conforme comunicado que ela distribuiu a funcionários e colaboradores, conforme noticia o portal Ciso Advisor.

Sediada em Blumenau (SC), a empresa é uma tradicional fornecedora de sistemas desde sua fundação, em 1997. Ela atua no mercado de software de gestão especialmente nas áreas de saúde, gestão de recursos humanos, gestão jurídica, gestão em logística, ERP e turismo. Pelo comunicado, fica evidenciado que foram afetados servidores locais e na nuvem da Oracle, conforme a expressão “data center OCI” (de Oracle Cloud Infrastructure) utilizada no texto aos funcionários.

Segundo informações da empresa em seu site, ela tem 1500 colaboradores, cerca de 5 mil implantações e 25 mil usuários. A Benner tem unidades em Blumenau, Maringá, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. Aos seus funcionários, a empresa assume que foi atacada pelo ransomware LockBit 2.0, que criptografou os servidores de aplicação e interrompeu as operações.

Informa ainda que nesta quarta-feira, 08, a operação' na unidade BNU ainda estará altamente impactada e não disponibilizaremos acesso externo por VPN ou WTS. Negocie com seu líder para ir presencialmente na Benner ou utuilizar o banco de horas".

A empresa afirma ainda que "não fez nenhum contato com os autores desse ataque, tampouco negociou ou fez pagamento de resgate de qualquer espécie. As equipes permanecem mobilizadas de acordo com o plano de proteção e recuperação, com todos os seus protocolos de controle e segurança, e com um trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido".

Fonte: Convergência Digital de 8 de setembro de 2021, por Ana Paula Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário