A Claro deve anunciar nos próximos dias o início dos primeiros serviços baseados em eSIM no Brasil. A operadora será, num primeiro momento, a única a operar esta funcionalidade no Apple Watch 3. A tecnologia de eSIM substitui os SIM Cards convencionais, necessários para a habilitação de linhas no celular. O eSIM funciona como um SIM Card virtual, podendo ser programado para diferentes operadoras remotamente, e é uma tecnologia considerada essencial para o desenvolvimento do mercado de Internet das Coisas, pois simplifica a portabilidade de aparelhos conectados às redes móveis. No caso do Apple Watch, o desafio da Claro é ajustar os sistemas para que o relógio tenha o mesmo número atribuído ao telefone (iPhone), ou funcione como um terminal individual. Com isso, o Apple Watch funciona independentemente do telefone, sem a necessidade de estar próximo para estar conectado pela rede bluetooth ou pela mesma rede WiFi. O relógio permanece conectado à rede 4G da Claro, e é identificado pelo mesmo número do titular, o que permite chamadas telefônicas para o relógio e o funcionamento de aplicativos como WhatsApp ou o iMessage (que estão atrelados ao número da linha) independente da proximidade com o handset original. Esta semana a Apple anunciou a ampliação da funcionalidade para vários países do mundo e a Claro foi listada como a única parceira, por enquanto, para o Brasil.
Fonte: Teletime News de 7 de junho de 2018, por Samuel Possebon.
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