A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) lançaram parceria focada no desenvolvimento de inovações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O acordo vai disponibilizar crédito de R$ 50 milhões não reembolsáveis para apoiar projetos de inovação da indústria nacional – empresas de todos os portes e setores podem acessar o recurso.
O anúncio foi feito na terça-feira, 21, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, na presença de representantes do governo, pesquisadores e setor industrial para debater os desafios e oportunidades na área da Defesa.
Segundo a Embrapii e o BNDES, a parceria terá dois focos principais. O primeiro é voltado para "Soluções digitais para Agro, Saúde, Cidades Inteligentes e Indústria 4.0" e prevê investimentos nessas plataformas que tornem serviços e processos produtivos mais seguros, eficientes e inteligentes, como automação e robótica; Internet das Coisas (IoT); Inteligência Artificial (IA); Blockchain; e computação em nuvem, entre outros.
Notícias relacionadas
Já o segundo está dedicado a "Sistemas e Componentes para Conectividade e direcionado para o desenvolvimento de tecnologias para serviço de telefonia móvel 5G". A iniciativa visa desenvolver inovações em soluções aplicadas a plataformas de hardware, seus sistemas e componentes para o desenvolvimento das tecnologias de quinta geração, Open RAN e semicondutores.
Além de recursos não reembolsáveis, as empresas também contarão com apoio técnico para desenvolver o projeto. O Ecossistema da EMBRAPII possui uma rede de 76 Unidades EMBRAPII – ICTs credenciadas com infraestrutura de ponta e pesquisadores qualificados para apoiarem a indústria a superar seus desafios tecnológicos.
Em sete anos, a EMBRAPII apoiou 657 projetos destinados à área de Transformação Digital, dos quais 423 já foram concluídos, resultando em 346 pedidos de propriedade intelectual. No total, 462 empresas foram beneficiadas com investimentos de mais de R$ 886 milhões.
Fonte: Teletime News de 22 de junho de 2022, por Marcos Urupá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário