terça-feira, 7 de junho de 2022

Nokia, NEC e Fujitsu vão testar tecnologias 6G ao lado da NTT

A gigante japonesa de telecom NTT e sua filial NTT Docomo anunciaram parcerias com as fornecedoras Nokia, NEC e Fujitsu para a condução de testes e experimentos em torno da tecnologia 6G, cujo lançamento comercial é projetado para 2030.

Entre os focos iniciais da empreitada estão estudos sobre espectro para o novo padrão de redes (incluindo ondas milimétricas entre 6-24 GHz e sub-terahertz entre 90-300 GHz) e interfaces 6G movidas por inteligência artificial, ambas ao lado da Nokia.

Já com as também japonesas NEC e Fujitsu, os experimentos devem envolver a tecnologia MIMO (do inglês massive multiple-input multiple-output) e estudos sobre multiplexação de momento angular orbital (ou OAM, neste caso apenas ao lado da NEC).

A expectativa é que os testes indoor comecem no ano fiscal que termina em março de 2023 e os outdoor, no ano fiscal seguinte. Resultados devem ser relatados em grupos globais de pesquisa, conferências internacionais e atividades de padronização relacionadas ao 6G. Além do Japão, trabalhos também serão realizados na Alemanha.

"Os estudos 6G estão avançando dois ou três anos mais rápidos que os do 5G. Desde esta fase inicial, queremos colaborar com fornecedores globais líderes para demonstrar pró ativamente conceitos e tecnologias inovadores e promovê-los ao mundo", apontou o vice-presidente executivo e CTO da Docomo, Naoki Tani.

Fonte: Teletime News de 6 de junho de 2022, por Henrique Julião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário