quinta-feira, 16 de junho de 2022

TIM acelera processo e abre rede para 16,4 milhões de clientes da Oi

A TIM anunciou nesta quarta-feira, 15, que concluiu a primeira fase da migração dos clientes adquiridos da Oi quase um mês antes do previsto. Com isso, os 16,4 milhões de usuários passaram a navegar simultaneamente na rede das duas operadoras.

A recepção dos assinantes estava prevista para ocorrer em janelas regionais e ser concluída em 6 de julho. "Estamos muito felizes em poder adiantar o nosso cronograma, o que também demonstra a nossa capacidade de responder rapidamente às necessidades dos clientes e surpreendê-los com uma experiência de navegação ainda melhor daqui para frente", afirmou o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, em comunicado.

A mudança envolve usuários de 5,3 mil cidades em todo o País. Os DDDs que serão migrados para a TIM na partilha da Oi móvel são 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61 a 69, 73, 75, 89, 93 a 97 e 99.

Na primeira fase da migração, tais usuários utilizam a rede da TIM como se fossem um usuário de roaming – mas ainda são tarifados pelos sistemas da Oi, que foi contratada para serviços de transição. Ao navegarem simultaneamente na rede das duas operadoras, os clientes devem perceber upgrade na qualidade, o que pode ajudar na retenção da base herdada, espera a TIM.

Em seguida, é realizado o desligamento da rede Oi e o aproveitamento da infraestrutura e espectro – essa é a fase atual em andamento. Todo o processo é realizado sem impacto para os usuários, afirma a compradora da maior parte dos ativos da concorrente.

Por fim, haverá a integração sistêmica, quando tarifação e emissão de contas também passam a ser feita pela TIM. Os clientes serão comunicados previamente sobre as mudanças, que são feitas de forma automática. Além de manterem o mesmo número usado na operadora anterior, não será necessária a troca de chip para continuar navegando e fazendo ligações.

Apenas no estado de São Paulo, a absorção da base comprada nos DDDs 11, 16 e 19 totaliza 4,5 milhões de usuários (3,4 milhões, 430 mil e 700 mil, na ordem). Um piloto da recepção dos clientes da Oi móvel foi realizado em Campinas (SP).

Desafios

Mesmo com o adiantamento do processo nacionalmente, alguns desafios também foram enfrentados. Entre eles, praças onde a parcela de clientes recebidos da Oi era maior que a própria base da TIM (como o DDD 51) e localidades onde uma otimização de rede foi necessária por conta de dificuldades com terminais M2M em ponto de vendas (maquininhas de cartão).

Fonte: Teletime News de 15 de junho de 2022, por Henrique Julião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário