quinta-feira, 19 de maio de 2022

Ataque ransomware na Costa Rica bloqueia pagamentos a servidores públicos

Em discurso esta semana, o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chavez, disse que o país está "em guerra", pois os cibercriminosos causam grandes interrupções nos sistemas de TI de vários ministérios do governo. Alvo de um mega ataque de ransomware, a Costa Rica identificou que hackers se infiltraram em 27 instituições governamentais, incluindo prefeituras e concessionárias estatais.

O cartel de ransomware Conti, que se acredita ser administrado pela Rússia, aumentou sua demanda de resgate para US$ 20 milhões (R$ 100 milhões). Os criminosos postaram um apelo online aos costarriquenhos para "saírem à rua e exigirem pagamento".

Chavez não deu nenhuma indicação de que estava planejando pagar o resgate, apesar da crescente perturbação nos departamentos do governo. Na quarta-feira (18/5), o Tesouro da Costa Rica disse a funcionários públicos que o ataque afetou os serviços de pagamento automático. Ele alertou que eles não seriam pagos em dia e precisariam solicitar seus salários por e-mail ou por pedidos em papel.

"Devido ao abrandamento temporário dos sistemas institucionais, está suspenso o serviço de emissão de certidões relativas aos montantes dos salários devidos aos funcionários da Administração Central", informou o Tesouro costariquenho. "Todas as solicitações recebidas por e-mail ou nas janelas da Contabilidade Nacional serão atendidas assim que os sistemas forem restaurados."

Segundo o governo, os ataques também afetaram o comércio exterior do país, atingindo seus sistemas tributário e alfandegário. Rodrigo Chavez declarou o incidente uma "emergência nacional" e culpou repetidamente seu antecessor por não levar o ataque cibernético suficientemente a sério.
Um site do governo diz que uma declaração de estado de emergência permite, em casos excepcionais, realizar por conta própria alguns procedimentos que normalmente exigiriam aprovação legislativa. Por exemplo, permite que o governo aloque recursos públicos para lidar com uma emergência, sem prévio consentimento legislativo.

“Estamos assinando este decreto, precisamente, para declarar estado de emergência nacional em todo o setor público do estado da Costa Rica e permitir que nossa sociedade responda a esses ataques como ações criminosas”, informou o presidente do país, ao declarar o estado de emergência.

O grupo de hackers Conti postou mais de 600 gigabytes de dados do governo online e está ameaçando publicar mais. Também postou em seu site da darknet que excluirá as chaves de descriptografia necessárias para restaurar os sistemas de computador do governo à normalidade, a menos que seja pago dentro de uma semana.

"Falta menos de uma semana quando destruímos suas chaves, também estamos trabalhando para obter acesso a seus outros sistemas, você não tem outra opção a não ser nos pagar", ameaçou o grupo cibercriminoso. "Você está nos forçando a usar métodos terríveis..."

* Com informações da BBC

Fonte: Convegência Digital de 19 de maio de 2022, pela Redação da Convergência Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário