quarta-feira, 11 de maio de 2022

Vivo escolhe Amazon Web Services para abrigar core de rede 5G no Brasil

Braço da Amazon para o mercado de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) foi selecionada pela Vivo para compor o core (núcleo) da rede 5G que está sendo implementada pela operadora no Brasil.

O anúncio foi realizado pela empresa de tecnologia nesta terça-feira, 10. O core 5G da Vivo funcionará em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da Vivo e a solução AWS Outposts. Vale notar que a Amazon e a Telefônica (controladora da Vivo) vêm estreitando laços há algum tempo, como antecipou este noticiário no ano passado.

"Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede. Essa parceria contribuirá para nossa estratégia de construção de um novo modelo operacional para redes nativas na nuvem", afirmou o diretor de planejamento da Vivo, Elmo Matos, no comunicado distribuído pela AWS.

Com a iniciativa, a operadora usará as soluções de telecomunicações da AWS para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêineres do serviço. O uso de serviços gerenciados nativos em nuvem da AWS devem reduzir o "time to market" de novos serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.

"Ao construir seu core de rede 5G no AWS Outposts, a Vivo lidera e indica o caminho de adoção da infraestrutura nativa de nuvem para toda a indústria", defendeu o VP de edge cloud da AWS, Jan Hofmeyr, também em comunicado.
A solução

O AWS Outposts é descrito como solução que habilita computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes "on premise". Na prática, a oferta leva a infraestrutura nativa de cloud computing e os modelos operacionais da AWS para praticamente qualquer data center. Dessa forma, clientes como a Vivo podem usar as mesmas APIs, painel de controle, ferramentas e hardware da AWS para oferecer uma experiência híbrida.


Fonte: Teletime News de 10 de maio de 2022, por Henrique Julião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário