domingo, 22 de maio de 2022

Expansão do 4G e chegada do 5G serão oportunidades para TBNet

A chegada do 5G ao Brasil e a expansão da cobertura de 4G – inclusive por conta das metas do leilão de 2021 – devem representar novas oportunidades de negócios para a TBNet, operadora de telecom do grupo TecBan (dono da rede Banco24Horas).

Ao TELETIME, o gerente executivo da empresa, Alexandre Coelho, reportou que o aumento da malha de redes móveis implicará também na ampliação do mercado potencial do produto carro-chefe da TBNet – que oferece conectividade para estabelecimentos comerciais a partir de solução dual chip 4G.

Em 2021, o número de pontos de clientes externos atendidos pela solução dobrou e atingiu 3 mil, afirma Coelho, citando os segmentos financeiro e varejista. Contando os caixas eletrônicos da própria TecBan, são 17 mil pontos comerciais cobertos pela solução (chamada Linkbooster).

"As operadoras que ganharam o leilão do 5G terão que fazer investimentos em 4G em regiões distantes e em áreas de sombra", recordou Coelho. "Isso vai dar um benefício imediato para o Linkbooster. Com esse investimento, também vamos ser beneficiados", completou. Para oferecer o produto, a TBNet conta com arranjo comercial ao lado das três principais teles móveis.
5G

Com roll-out no Brasil sendo iniciado aos poucos, o 5G também está nos planos da TBNet, lembra Coelho. No ano passado, a empresa participou de piloto de caixa eletrônico conectado à tecnologia. "Exploramos algumas aplicações em cima do ATM do Banco24Horas, como monitoramento por imagens, WiFi e chamada de vídeo direto com a central de atendimento, se o cliente precisar".

No momento, contudo, um fator crítico para novos passos seriam os modems 5G. Para adaptar o Linkbooster ao novo padrão, a TBNet está aguardando que dois fornecedores tenham novos produtos homologados junto à Anatel, além de trabalhar ao lado de startup que já fornece tecnologia 4G para a operadora.

A escolha por utilizar as redes 4G para a prestação de conectividade tem o tempo de ativação de clientes como uma das justificativas: com os SIM cards, o serviço pode ser ativado no mesmo dia, ao contrário da fibra óptica, aponta Coelho (que ainda assim não descarta parcerias com empresas do ramo).

A TBNet também possui uma rede WiFi própria em 2,4 GHz e 5,8 GHz, com estações radiobase, backbone e backhaul contratados para atendimento dedicado da TecBan. Em paralelo, a operadora também começou a oferecer ao mercado solução de hub de WiFi para cobertura de espaço interno em estabelecimentos comerciais, tendo um banco como primeiro cliente externo.

Fonte: Teletime News de 20 de maio de 2022, por Henrique Julião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário