segunda-feira, 2 de maio de 2022

Veja quem liderou a ativação de clientes de banda larga no primeiro trimestre

Divulgados pela Anatel, os dados do mercado brasileiro de banda larga em março indicaram alta na base de clientes de todos os grupos de capital aberto que atuam no segmento – com exceção da Oi, que ainda assim cresceu no mercado de fibra óptica.

                  Adições líquidas no trimestre        Base total

Claro                         22,5 mil                        9,754 milhões
Vivo                            9,4 mil                         6,331 milhões
Oi                            -57,1 mil                         5,145 milhões
Brisanet                    66,1 mil                            909 mil
Algar Telecom             13 mil                            760 mil
TIM                             4,5 mil                            696 mil
Desktop                    55,6 mil                            667 mil
Vero                             35 mil                            647 mil
Unifique                       34 mil                             511 mil

Segundo as estatísticas, o Brasil encerrou o terceiro mês de 2022 com 40,810 milhões de acessos de banda larga ativos. Os números nacionais, contudo, estão sujeitos a reajuste uma vez que há dificuldade no reporte dos dados por parte de algumas prestadoras de pequeno porte.

Grupos

Pelo lado da Oi, as adições líquidas negativas no trimestre foram acompanhadas por um saldo líquido positivo de 156,5 mil assinantes na fibra óptica, que é o foco estratégico do grupo. Em março, foram 60,3 mil ativações do gênero, acelerando o ritmo frente fevereiro.

Apenas a Vivo tem um roll-out de fibra mais intenso: no trimestre, foram 229 mil clientes que contrataram ou migraram para a tecnologia da empresa – que soma base FTTH de 4,8 milhões, contra 3,8 milhões da Oi. O saldo positivo de assinantes em todas as tecnologias também foi uma boa notícia, visto que em 2021, a base total da Vivo encolheu.

Já a Claro já havia sinalizado volta do crescimento na base de banda larga durante 2022. Curiosamente, as 22,5 mil adições líquidas constantes no sistema da Anatel diferem das cerca de 14 mil apontadas nesta semana pelo grupo. Na fibra, a líder do mercado brasileiro somou 48 mil novos acessos no trimestre e já reúne base de 671 mil clientes.

Desafiantes

Entre algumas das provedoras de Internet que reportam dados à Anatel de forma consolidada, destaque para Brisanet e Desktop – que ativaram 66 mil e 55 mil novos clientes, na ordem. Outra empresa do segmento com capital aberto, a Unifique somou mais 34 mil, frente 35 mil adições liquidas trimestrais da Vero.

No caso da Algar Telecom, as adições líquidas no trimestre ficaram em 13 mil; e na TIM, em 4,5 mil. Praticamente todas elas ocorreram em março, após alguns meses de base praticamente estável.

Fonte: Teletime News de 29 de abril de 2022, por Henrique Julião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário